Primeira etapa ficará disponível até o dia 31 de julho

Já está aberto o período de coleta dos dados do Censo Escolar 2018. O Censo Escolar coleta anualmente dados da Educação Básica das escolas de todas as redes de ensino e abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica. Como instrumento para a coleta de informações, é utilizado o Educacenso.

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

A primeira etapa do Censo Escolar coleta os dados da Matrícula Inicial. Iniciou no dia 30 de maio (data-base do Censo Escolar da Educação Básica) e ficará disponível até 31 de julho. Nessa primeira etapa são coletados dados de Escolas, Turmas, Alunos e Profissionais Escolares em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de Educação Básica.

No Portal do Inep, na página do Censo Escolar, é possível conferir informações detalhadas sobre a Matrícula Inicial, assim como ter acesso aos documentos que orientam o preenchimento dos dados. As informações declaradas no Censo Escolar devem ser precisas, pois são elas que dão subsídios para o repasse de recursos do governo federal, além de orientarem as políticas públicas de educação.

Os dados da rede estadual serão migrados do Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) diretamente para o Educacenso. Sendo assim, é importante que todas as escolas da rede estadual tenham informado corretamente seus dados no SIMADE. A previsão para solicitação de migração é no período de 11/6/2018 a 15/6/2018.

As demais redes de ensino que não possuírem sistema próprio de informação escolar, deverão preencher as informações escolares diretamente no sistema Educacenso.

Em 2018, será utilizado o aplicativo Censo Localiza para registro da localização geográfica das escolas no Censo Escolar da Educação Básica, com acesso restrito aos perfis (superusuário e executor) do Sistema Educacenso. O aplicativo poderá ser baixado na App Store para Iphones e no Play Store para celulares Android.

Para mais informações acessar: http://inep.gov.br/censo-escolar.

O responsável em cada escola, pela inserção dos dados no sistema Educacenso, conta com o apoio e orientação das secretarias municipais e com o Serviço de Documentação e Informação Escolar (SEDINE) das Superintendências Regionais de Ensino da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, para o preenchimento do Censo Escolar da Educação Básica.