Evento acontece entre os dias 6 e 8 de junho. Inscrições de professores de Educação Física e demais profissionais da área devem ser feitas no site da iniciativa.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, realizará, entre os dias 6 e 8 de junho, o Seminário Regional Paralímpico Escolar 2018. O seminário é voltado para profissionais de Educação Física, fisioterapeutas, terapeutas Ocupacionais, profissionais de áreas afins e estagiários que atuam nas diversas escolas do sistema regular de ensino. Os interessados devem se inscrever no site http://seminarioescolar.cpb.org.br/ . O evento será realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), no campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

O Seminário tem entre seus objetivos proporcionar aos participantes a inclusão, conhecimentos e experiências na área de esportes paralímpicos em cada deficiência; e capacitar, com conhecimentos técnicos e práticas pedagógicas, os profissionais que atuem com as modalidades oferecidas nas Paralímpiadas Escolares, nas diversas escolas, para que desenvolvam trabalhos voltados à prática esportiva das pessoas com deficiência no ambiente escolar, entre outros.

A iniciativa já foi realizada em cinco regiões do país. Minas Gerais sediará a regional sudeste, que envolverá ainda os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Durante o evento, os participantes contarão com minicursos, palestras e apresentação de trabalhos em sete áreas temáticas: Esporte Paralímpico como conteúdo da Educação Física Escolar; Formação de professores em educação física escolar/adaptada; Fundamentos teórico-práticos do processo de ensino-aprendizagem do esporte Paralímpico na escola; Inovação, Tecnologia e Adaptações na prática de esporte para pessoas com deficiência; Classificação Funcional e Avaliação Motora nos Esportes; Atividade física e saúde para pessoas com deficiência; e Administração, Gestão e Organização de Eventos em Esportes para Pessoas com Deficiência.

O evento também tem como parceiros a Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais e a PUC Minas