A última semana do mês de abril foi marcada pela realização de diversas atividades em comemoração aos 90 anos da Escola Estadual Antônio Carlos, no município de Paracatu. Conhecida como “Estadual” pelos moradores da cidade, a celebração do aniversário da instituição contou com a participação de pais e alunos.

No dia 26 de abril foi realizada uma “roda de conversa”, com o objetivo de promover interação e troca de experiências entre os diversos envolvidos da comunidade escolar. Os pais, alunos e profissionais da escola puderam ouvir uma palestra com a psicóloga Ana Paula Vargas e a psicopedagoga Tatiane Torres. Segundo a professora Doralice Freitas, uma das organizadoras do encontro, “o momento foi muito dinâmico e rico em diálogo, o que deve refletir em maior participação e comprometimento de todos os envolvidos com a educação oferecida na nossa instituição”.

Uma das ações para comemorar o aniversário da escola foi o tradicional “Show de Talentos”. Foto: Arquivo da Escola

Já no dia 28, a comemoração prosseguiu com um passeio ciclístico pela cidade, em apoio à campanha Maio Amarelo. O passeio contou com a participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, que chamaram a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. “A nossa escola tem uma proposta educacional que transcende as paredes da instituição. Nosso objetivo é ser uma escola ‘sem fronteiras’, na qual o conhecimento flui por todos os espaços sociais”, pontuou o vice-diretor, Saulo Estevão Oliveira Gomes.

Outra ação realizada para comemorar o aniversário da escola foi o tradicional “Show de Talentos”. Nele, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar os seus dons e aptidões. “Eu amo essa escola, porque nela nós temos muitas oportunidades de aprender, não só na sala de aula com ótimos professores, mas também por meio dos diversos eventos que ela organiza. O Show de Talentos, por exemplo, eleva nossa autoestima e nos ajuda a interagir melhor com os colegas. Sempre estudei aqui e pretendo concluir nela meus estudos até chegar à faculdade”, disse Ingrid Júlia Campos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental.

A comunidade também organizou um passeio ciclístico na cidade, dentro da proposta da campanha do Maio Amarelo. Foto: Arquivo da Escola

No dia 3 de maio, aconteceu o Circuito de Aprendizagem, que integrou as diversas áreas do saber com variadas provas e desafios educacionais. Esse tipo de atividade (gincana), também é uma tradição na Escola Estadual Antônio Carlos. “Foi uma verdadeira mistura de alegria, descontração, interação, trabalho em equipe, protagonismo e aprendizagem. Aqui nós aprendemos a conviver com o outro e a importância da cooperação”, relatou Lucas Gonçalves Torres, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental.

No dia 4 de maio, houve o evento “Café com Gratidão”, que foi um dos momentos mais esperados da semana. O evento contou com a presença dos diretores, professores e demais profissionais, alunos, pais, diretores de outras escolas da cidade e da diretora da Superintendência Regional de Ensino de Paracatu, Núbia André. Na oportunidade, o aluno da Educação de Jovens e Adultos, Jefferson Ribeiro de Melo, recebeu a premiação por ter vencido o concurso de desenho da nova logomarca da escola.

Durante o “Café com Gratidão”, a diretora da escola, Maria Inês Fiuza, destacou a importância dos profissionais que já passaram pela escola. “Ao longo desses 90 anos, nosso lema tem sido ‘gente instruída, instruindo gente’, eu aproveito esse momento para expressar minha gratidão, reconhecimento e agradecimento aos meus antecessores. Se essa escola recebe tanto respeito, carinho, admiração e confiança por parte da comunidade é por causa desses competentes profissionais e parceiros que por aqui passaram e deixaram suas contribuições. Temos várias histórias de sucesso que iniciaram nesse ambiente educacional e tudo isso aumenta nossa responsabilidade em manter e fazer progredir cada vez mais a boa imagem da escola, que é um dos nossos maiores patrimônios”.

A programação de aniversário da escola também incluiu uma roda de conversa com a comunidade. Foto; Arquivo da Escola

Histórico

A Escola Estadual Antônio Carlos foi criada pelo Decreto n° 8245 de 18 de fevereiro de 1928 e instalada no dia 3 de maio de 1928, no Casarão do Ávila, n° 15, onde funcionou até o ano de 1965, quando então passou a funcionar no prédio situado na Praça Governador Magalhães Pinto, 59, no Centro de Paracatu. Seu primeiro Diretor foi Dr. Othaniel Bezerra.

Com informações de Carlos Oliveira e Janaina Ferreira