Buscando oportunizar momentos de imersão literária e crescimento cultural da comunidade, estão em andamento os preparativos para a realização da Festa Literária de Carmo da Mata (Flicar), no período de 4 a 6 de maio. Organizada pela Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues, do município de Carmo da Mata, Território Oeste, a programação do evento contará com atividades gratuitas e abertas ao público. As ações previstas incluem lançamentos de livros, sarau poético, rodas de conversa com autores, shows musicais e teatro.

De acordo com a diretora da Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues, Júnia Paixão, que também é escritora, o objetivo do evento é colocar a cidade de Carmo da Mata no cenário cultural mineiro. “Queremos fazer parte desse circuito literário como forma de trazer conhecimento e cultura para a nossa comunidade, mostrar a riqueza cultural local e levar o nome do município Brasil afora”, afirma a gestora.

A Flicar nasceu para abrigar e expandir o projeto de poesia da escola, chamado de “Poetizar”. Foto: Arquivo da Escola

A Flicar nasceu para abrigar e expandir o projeto de poesia da escola. Intitulada “Poetizar”, a iniciativa utiliza a produção literária como ferramenta para o enriquecimento das práticas pedagógicas, para a revelação e valorização de talentos, bem como para o aumento da autoestima e empoderamento dos jovens. Por meio do “Poetizar”, a escola realiza um concurso literário e, com o resultado do mesmo, promove a edição de um livro. Assim, durante a programação da Flicar 2018 será lançada a quarta edição da Antologia Poetizar.

A programação da Flicar será realizada na Praça da Matriz de Carmo da Mata e na sede social do Diamante Clube. “A ideia é integrar os dois espaços, criando um ambiente de reverência ao livro, ao escritor e às diversas manifestações culturais”, comenta a escritora e diretora escolar.

Clique AQUI e acesse a programação do evento.

Homenagem

Adotando como temática central “História e Literatura”, a Flicar 2018 homenageia Lineu de Carvalho, personalidade reconhecida em Carmo da Mata e região como guardião da história das famílias carmenses. Lineu exerceu por muitos anos a odontologia, foi prefeito de Carmo da Mata e sempre ocupou lugar de destaque no município. Seu segundo livro sobre genealogia das famílias de Carmo da Mata está em processo de impressão.

Por Andréia Mendes (SRE Divinópolis)

Enviar para impressão