Buscando oportunizar momentos de imersão literária e crescimento cultural da comunidade, estão em andamento os preparativos para a realização da Festa Literária de Carmo da Mata (Flicar), no período de 4 a 6 de maio. Organizada pela Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues, do município de Carmo da Mata, Território Oeste, a programação do evento contará com atividades gratuitas e abertas ao público. As ações previstas incluem lançamentos de livros, sarau poético, rodas de conversa com autores, shows musicais e teatro.

De acordo com a diretora da Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues, Júnia Paixão, que também é escritora, o objetivo do evento é colocar a cidade de Carmo da Mata no cenário cultural mineiro. “Queremos fazer parte desse circuito literário como forma de trazer conhecimento e cultura para a nossa comunidade, mostrar a riqueza cultural local e levar o nome do município Brasil afora”, afirma a gestora.

A Flicar nasceu para abrigar e expandir o projeto de poesia da escola, chamado de “Poetizar”. Foto: Arquivo da Escola

A Flicar nasceu para abrigar e expandir o projeto de poesia da escola. Intitulada “Poetizar”, a iniciativa utiliza a produção literária como ferramenta para o enriquecimento das práticas pedagógicas, para a revelação e valorização de talentos, bem como para o aumento da autoestima e empoderamento dos jovens. Por meio do “Poetizar”, a escola realiza um concurso literário e, com o resultado do mesmo, promove a edição de um livro. Assim, durante a programação da Flicar 2018 será lançada a quarta edição da Antologia Poetizar.

A programação da Flicar será realizada na Praça da Matriz de Carmo da Mata e na sede social do Diamante Clube. “A ideia é integrar os dois espaços, criando um ambiente de reverência ao livro, ao escritor e às diversas manifestações culturais”, comenta a escritora e diretora escolar.

Clique AQUI e acesse a programação do evento.

Homenagem

Adotando como temática central “História e Literatura”, a Flicar 2018 homenageia Lineu de Carvalho, personalidade reconhecida em Carmo da Mata e região como guardião da história das famílias carmenses. Lineu exerceu por muitos anos a odontologia, foi prefeito de Carmo da Mata e sempre ocupou lugar de destaque no município. Seu segundo livro sobre genealogia das famílias de Carmo da Mata está em processo de impressão.

Por Andréia Mendes (SRE Divinópolis)