Unidade desenvolve atividades e parcerias para integrar escola e sociedade

A equipe gestora e os docentes do Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) de Nova Serrana têm procurado criar meios e oportunizar situações nas quais as aprendizagens possam ser desenvolvidas em diálogo com as vivências individuais dos alunos e as questões que permeiam seu cotidiano. A contextualização de conteúdos escolares fundamenta-se no saber como fruto de um processo de construção protagonizado pelo estudante. “Neste sentido, a interação da instituição de ensino com outras entidades torna-se um fator de enriquecimento das práticas educativas, favorecendo a integração entre a escola e a sociedade”, comenta Alysson Faria Fialho, vice-diretor do Cesec de Nova Serrana.

Foto: Arquivo da Escola

Assim, buscando ampliar as discussões dos estudantes acerca de um tema de grande impacto social, econômico e ambiental, o Cesec sediou, neste início de ano, como parte de suas atividades formativas, a palestra “Educação para um consumo sustentável”. “Realizar atividades para a educação dos consumidores é parte fundamental da promoção de seus próprios direitos. Com a ampla disseminação de informações, é possível concretizar relações comerciais justas para todos, sem que nenhuma das partes envolvidas seja lesada”, destaca Bernardo Ferraz, representante do Procon de Nova Serrana e responsável pela realização da palestra.

No mês de março, a Secretaria de Desenvolvimento Social do munícipio também esteve integrada ao Cesec, por meio da organização de uma roda de conversa sobre temas como diversidade, empoderamento feminino, equidade de gêneros, justiça social e igualdade de oportunidades. “O papel da escola é preparar os jovens para serem cidadãos mais conscientes, críticos e participativos. Dessa forma, eles poderão exercer seus direitos e deveres de maneira mais responsável”, ressalta Ana Claudia Bernardes da Silva Melo, diretora do Cesec.

Buscando, ainda, estreitar os laços da instituição de ensino com entidades que têm contribuído para o aprimoramento da formação dos jovens em Nova Serrana, a equipe gestora do Cesec participou, também em março, da cerimônia de abertura das atividades da Escola do Legislativo. Ligada à Câmara Municipal, a instituição tem contribuído para a capacitação centenas de jovens e adultos do município, sendo grande parte deles alunos da rede estadual de ensino. “Temos nos mantido atentos ao aproveitamento de todas as possibilidades de enriquecimento e complementação da preparação de nossos estudantes para a vida, para a cidadania e para o mercado de trabalho”, finaliza a diretora Ana Claudia Bernardes.

Por Andreia Mendes (SRE Divinópolis)