Estudantes ocuparam as ruas de Divinópolis nesta quinta-feira (8/3), realizando uma caminhada comemorativa pelo Dia Internacional da Mulher. O evento foi organizado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Divinópolis, que incentivou as escolas de sua jurisdição a aderirem à mobilização como atividade educativa direcionada ao desenvolvimento da cidadania.

Munidos de faixas e cartazes, alunos das Escolas Estaduais Padre Matias Lobato, Santo Tomáz de Aquino, Monsenhor Domingos e Dona Antônia Valadares caminharam da Praça do Divino Espírito Santo até a Praça Benedito Valadares, percorrendo ruas do centro da cidade. Diretores escolares, professores e analistas educacionais da SRE acompanharam os estudantes ao longo de todo o trajeto.

Comunidade escolar de Divinópolis se juntou à Polícia Civil em ação educativa do Dia da MulherFoto: Divulgação SRE/Divinópolis

Os cartazes empunhados pelos alunos demonstravam o compartilhamento de esforços pelo empoderamento feminino, a valorização da mulher e a equidade de gênero. “Lugar de mulher é na ciência”, destacava um cartaz; “Lugar de mulher é na política”, apresentava outro. “São afirmações que demandam educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres. São reivindicações que destacam o papel transformador da escola, que deve oferecer aos jovens o desenvolvimento de consciência social e a aquisição de competências e habilidades que possibilitem a construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”, reflete Sílvio Faria Novais, diretor da SRE de Divinópolis.

Ao final da caminhada, os participantes puderam assistir apresentações da Escola de Dança Maiher Menezes. A organização do evento também promoveu a coleta de currículos que serão, posteriormente, encaminhados para empresas da região.

Cartazes destacavam o empoderamento feminino, a valorização da mulher e a equidade de gênero. Foto: Divulgação SRE/Divinópolis

Blitz educativa

Dando continuidade às ações comemorativas e de conscientização, a Polícia Civil de Divinópolis realiza, nesta sexta-feira (09/3), uma blitz educativa com a distribuição de panfletos, rosas e brindes. “São iniciativas de valorização feminina, mas também de divulgação da Delegacia como órgão para acolhimento, orientação e, quando necessário, investigação e repressão dos delitos praticados contra a mulher”, conclui delegada da Polícia Civil, especializada em Atendimento à Mulher, Maria Gorete Rios.

Por Andreia Mendes (SRE/Divinópolis)