São cerca de 2 milhões de estudos que retomam a rotina de estudos

Nesta segunda-feira (19/02), cerca de 2 milhões estudantes retornam às aulas nas mais de 3.600 escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerias. Serão 200 dias letivos de muito aprendizado e novas descobertas.

Neste início de ano, os alunos que vão iniciar o 6º ano do Ensino Fundamental se deparam com uma mudança significativa, própria desta etapa de ensino: mais disciplinas no currículo e mais professores em sala de aula. Já no 1º ano do Ensino Médio, há a inclusão de novas disciplinas, como Física e Química. Isso sem falar nos que iniciam o 1º ano do Ensino Fundamental: são mais de 60 mil estudantes matriculados na rede estadual.

“O Ensino Médio traz mais responsabilidades para nós. Agora começamos a pensar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares. Na escola, a novidade maior é a introdução de novas disciplinas. Antes tínhamos apenas Ciências,agora é Química e Física”, conta o aluno do 1º ano do Ensino Médio, Eduardo Henrique Andrade Moreira.

Na Escola Estadual Professor José Hugo Guimarães, em Carmo do Paranaíba, onde Eduardo estuda, esta primeira semana de aula é dedicada ao acolhimento dos estudantes, principalmente daqueles que estarão em uma nova etapa, como explica a Especialista da escola, Lana Clara de Resende Silva. “Temos um cronograma de acolhimento. Hoje, já tivemos apresentações musicais dos alunos; os professores fizeram dinâmicas e durante a semana serão feitas atividades de socialização. Alguns estudantes estão vivendo mudanças na vida escolar, como aumento do número de disciplinas, de professores e convivência com alunos maiores. Por isso, é importante ter essa acolhida”, afirma.

Na Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, em Poços de Caldas, cada professor ficou responsável por fazer uma aula diferenciada. “Os professores estão com um trabalho em sala de aula de contação de histórias e de caracterização de personagem. Cada professor ficou responsável por fazer aulas diferenciadas e com brincadeira. Fizeram um projeto para a semana”,ressalta a supervisora, Dinéia de Oliveira Felipe.

Na Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, os alunos participaram de diferentes jogos. Foto: Arquivo da Escola

A aluna do 6º ano do Ensino Fundamental da escola, Camilly Vitória de Moraes Nogueira, só espera coisas boas deste novo ano. “Estou achando tudo muito legal. Espero um ano com muitas coisas boas e novidades. Uma delas eu já sei: vou ter seis professores. Eu já tinha me acostumado com um professor só, mas gosto da ideia de ter vários, porque cada um ensina de uma forma diferente”.

No município de Sacramento, a Escola Estadual Dr. Afonso Pena Júnior fez uma acolhida para pais e alunos. Os professores fizeram dinâmicas com os alunos e aconteceram apresentações de música e dança. A diretora da escola, Tânia Aparecida Moreno, destaca a importância de momentos como esse. “Mostramos para a criança que ela está sendo acolhida e com amor. Para os pais, é um momento de eles sentirem que os filhos estão em um ambiente seguro, principalmente aqueles cujos filhos estão entrando pela primeira vez na escola. Além disso, nesse primeiro dia, damos uma pincelada sobre as regras da escola e já falamos da reunião de pais que vai acontecer na quinta-feira”.

Na Escola Estadual Dr. Afonso Pena Júnior as atividades também envolveram os pais. Foto: Arquivo da Escola

Júlia Pietra Gômides Lima é aluna do 2º ano do Ensino Fundamental e conta como foi seu primeiro dia de aula e a expectativa para o ano letivo. “Gostei da brincadeira: a professora separou a gente em dois grupos e respondemos a perguntas que estavam escritas em um papel. Foi muito legal e terminou empatado. Acho que esse ano vai ser muito bom, porque a professora vai passar muitas tarefas”.

Registro das atividades

A Secretaria de Estado de Educação criou um evento em sua página oficial no Facebook para que as escolas possam registrar as atividades desenvolvidas.