Cerca de 2 milhões de estudantes retomarão a rotina de estudos nas 3.643 escolas estaduais mineiras

Esta segunda-feira (19/02) marca o início das aulas na rede estadual de ensino. Cerca de 2 milhões de estudantes retomarão a rotina de estudos nas 3.643 escolas estaduais de Minas Gerais e terão pela frente 200 dias letivos. O ano letivo está marcado para terminar no dia 18 de dezembro. Desde a última quinta-feira (15/02), professores, especialistas, diretores e demais servidores já estão reunidos nas escolas estaduais para darem início ao ano escolar.

Eles realizam o “Tempo de Planejamento” e discutem sobre as ações prioritárias para 2018. São os dois dias escolares voltados para que os profissionais da educação possam fazer uma reflexão coletiva sobre os caminhos a serem tomados, além da organização dos seus processos educacionais e do atendimento, garantindo os direitos a uma escola de qualidade e à aprendizagem. Os educadores também aproveitaram para discutir as ações que serão realizadas na próxima semana, quando deverá acontecer o “Tempo de Acolhimento”.

O “Tempo de Acolhimento” será realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro, quando os profissionais da educação deverão promover atividades que acolham os estudantes e propiciem a discussão de seus interesses e desejos. Em carta enviada às escolas, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) orienta que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio recebam um acolhimento diferenciado devido às novidades na organização do trabalho escolar.

Foto: Omar Freire/Imprensa MG

Educação Integral e Integrada no Ensino Médio

A Educação Integral e Integrada dos alunos do Ensino Médio também terá início no dia 19. Este ano, 79 escolas estaduais participarão da iniciativa, que irá beneficiar mais de 19 mil estudantes.

Em Minas Gerais, o Ensino Médio Integral e Integrado começou a ser ofertado em agosto de 2017 em 44 escolas estaduais que aderiram e corresponderam aos critérios estabelecidos na portaria 1.145/2016, do Ministério da Educação, que instituiu o Programa de Fomento à Educação em Tempo Integral. A partir de 2018, mais 35 escolas passarão a oferecer a modalidade e mais de 19 mil estudantes serão contemplados.

A proposta pedagógica das escolas estaduais de educação integral e integrada no Ensino Médio tem por base a ampliação da jornada escolar, com 45 horas/aula semanais – e com a formação dos estudantes tanto nos aspectos cognitivos quanto nos socioemocionais.

O currículo é constituído de duas partes – formação básica, que compreende as temáticas de cada área do conhecimento indicadas na Base Nacional Comum Curricular, e flexível, de acordo com três campos de integração: Cultura, Artes e Cidadania; Múltiplas Linguagens; Comunicação e Novas Mídias e Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Calendário Escolar

De acordo com o Calendário Escolar, o recesso do mês de julho será de 16 a 27/07. Já a tradicional “semana do professor” de outubro será de 15 a 19/10.

A “Virada Educação Minas Gerais” será realizada no dia 15 de setembro. Já o dia 10 de novembro será destinado à realização de Feira de Ciências e das mostras de trabalhos da disciplina “Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM) do Ensino Médio Regular e na Educação de Jovens e Adultos noturno”; da “Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania (DIC) da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental noturno”; dos estudantes dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) e dos Conservatórios de Música.

A Prestação de Contas da Gestão Escolar deverá acontecer no dia 01 de dezembro de 2018. O período de 19 a 23 de novembro será destinado às atividades da “Semana de Educação para a Vida”, instituída pela Lei Federal nº 11.988/2009.