Certificação para ensinos fundamental e médio podem ser feitas nos Centros Estaduais de Educação Continuada

Interessados em obter a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio podem aproveitar o período de férias para procurar um dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs) e agendar as provas em uma banca permanente. Em todo estado são 48 unidades que ofertam os exames especiais para a conclusão da educação básica.

Para fazer a prova de certificação do Ensino Fundamental, o candidato deve ter idade mínima de 15 anos completos e para o Ensino Médio, 18 anos. O interessado deve se dirigir ao Cesec mais próximo com o documento de identidade original e uma cópia. Para ser aprovado, o participante dos Exames Especiais deve obter um aproveitamento mínimo de 50% em cada prova. O candidato que não alcançar o mínimo exigido para aprovação em uma ou mais áreas de conhecimento pode requerer novos Exames Especiais em data a ser fixada pelo Cesec.

O agendamento das provas deve ser feito pelo próprio candidato no Cesec. As provas são oferecidas por áreas de conhecimento: ‘Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação’; ‘Matemática e suas Tecnologias’; ‘Ciências Humanas e suas Tecnologias’ e ‘Ciências da Natureza e suas Tecnologias’.

As bancas são compostas por três professores, que são responsáveis por realizar entrevistas com os candidatos, organizar as provas, aplicar e corrigir os exames, além de registrar os resultados.

Localização

As 48 Bancas Permanentes de Avaliação contemplam as regiões do Centro, Vale do Aço, Zona da Mata, Norte, Sul e Triângulo Mineiro. Clique AQUI para conhecer a relação das Bancas Permanentes de Avaliação.

Enviar para impressão