Encontro marcou a primeira ação do Comitê EJA Vale do Aço

A Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (SRE) e as Secretarias Municipais de Educação (SME) dos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo realizaram, no último sábado (21/10), o “I Encontro de Profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Vale do Aço”. O evento, que foi idealizado pelo Comitê EJA Vale do Aço, iniciativa instituída pela regional e equipes da EJA das secretarias municipais de educação, teve por objetivo promover a formação dos educadores e aprofundar a compreensão acerca dos desafios atuais dessa modalidade de ensino.

O encontro marcou a primeira ação realizada pelo Comitê, como conta a Supervisora da Divisão de Ações Pedagógicas da SRE, Rosane Aparecida Dutra. “O Comitê foi criado em abril deste ano. Houve uma procura dos municípios para discutir a EJA e uma formação voltada para esses professores. O encontro foi excelente e os temas discutidos foram de encontro às necessidades dos educadores”.

“I Encontro de Profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Vale do Aço” foi uma parceria entre SRE e secretarias municipais da região. Foto: Divulgação

Dentre os tantos desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, o Encontro discutiu a “EJA e os seus Desafios”, as “diferentes concepções de currículo” e a temática “Juventudes Presentes na EJA”. As palestras foram proferidas pela coordenadora da EJA e Gerente do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga, Profª. Mariene Patrícia Rodrigues; pelo integrante do Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Prof. Ramuth Pereira Marinho, e pelo professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, Igor Thiago Moreira Oliveira.

O encontro contou com a presença de cerca de 350 educadores, entre professores que atuam na EJA, pedagogos e diretores de escolas estaduais e municipais da região, além de autoridades políticas e educacionais da região.

O encontro contou com a presença de cerca de 350 educadores, entre professores que atuam na EJA, pedagogos e diretores de escolas. Foto: Divulgação