Inscrições para jovens e adultos que não concluíram o ensino médio e fundamental termina nesta sexta-feira, dia 06

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Leopoldina vai receber a Banca Itinerante de Avaliação do CESEC de Muriaé, que tem como objetivo atender jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudo na idade própria e que necessitem da conclusão do ensino fundamental e médio, para elevação de sua escolaridade e inserção no mercado de trabalho. As inscrições terminam nesta sexta-feira (06/10) e podem ser feitas de 9 às 17 horas, no prédio da SRE, 1º andar. A prova será aplicada em 26 de outubro.

A certificação é promovida pela Banca Itinerante de Avaliação do Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) “Governador Bias Fortes”, do município de Muriaé. Para fazer a inscrição, que é gratuita, o candidato deverá comparecer à SRE, levando o documento de identidade original e cópia comprovando a idade mínima de 15 (quinze) anos completos, para o Ensino Fundamental, e 18 (dezoito) anos, para o Ensino Médio.

“Essa medida é voltada para atender aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos e pretendem obter a certificação. É uma medida que visa à inclusão dos jovens e adultos do nosso Estado no processo escolar e a garantia do direito à educação. O atendimento deve ser solicitado sempre que o município apresentar a demanda”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça.

A SRE Leopoldina fica na Avenida Getúlio Vargas, 261, Centro.

Provas

Os exames são divididos por área de conhecimento, da seguinte forma: Linguagens (Português, Inglês, Artes, Educação Física e Redação); Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia – as duas últimas apenas para o Ensino Médio); e Ciências da Natureza (Ciências para o Ensino Fundamental; Química, Física e Biologia para o Ensino Médio). Para o Ensino Fundamental, as provas terão 30 questões e 44 para o Ensino Médio.

Para ser aprovado, o candidato deverá obter um aproveitamento mínimo de 50% em cada prova (15 acertos no ensino fundamental e 22 no ensino médio, sendo que a nota da área I é a média aritmética entre os pontos da Prova Objetiva e da Redação).

Os programas das provas seguem orientações metodológicas contidas nos Conteúdos Básicos Comuns (CBC), da Secretaria de Estado de Educação de MG e encontram-se disponíveis aqui.

Bancas Permanentes

Os Cesecs oferecem bancas fixas em várias regiões do estado. Os candidatos podem se inscrever em qualquer um deles. São 48 unidades que ofertam os exames especiais para a conclusão da Educação Básica. Os interessados devem se dirigir ao Cesec mais próximo com documento de identidade original e uma cópia.

As bancas são compostas por três professores, que são responsáveis por realizar entrevistas com os candidatos, organizar as provas, aplicar e corrigir os exames, além de registrar os resultados.

As 48 Bancas Permanentes de Avaliação contemplam as regiões do Centro, Vale do Aço, Zona da Mata, Norte, Sul e Triângulo Mineiro. Para conhecer a relação das Bancas Permanentes de Avaliação clique aqui.

Enviar para impressão