O dia da Virada marca o lançamento da Campanha VEM 2017, que fará o chamamento aos jovens em situação de evasão escolar, para que retomem seus estudos em 2018

Sábado é dia de diversão, de aproveitar o tempo livre, se reunir e curtir com os amigos e interagir com a família, certo? E por que não trazer tudo isso para dentro da sua escola? Neste sábado, 23 de setembro, acontece a Virada Educação Minas Gerais 2017, quando as 3.643 escolas da rede estadual abrirão suas portas para receber a comunidade – alunos, pais ou responsáveis, familiares, amigos – para mostrarem as ações e projetos que são desenvolvidos nas unidades. Será um momento de interação, de envolvimento e participação, destacando o que de melhor a escola tem feito. A programação da Virada, que este ano chega a sua 3ª edição, contará com atividades artísticas e culturais, articulada com as ações e trabalhos desenvolvidos no ano letivo.

A Virada Educação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação, realizada desde 2015. Este ano, o Dia da Virada também marca a discussão da Política de Educação Integral e Integrada em Minas Gerais e a continuidade da Campanha VEM, que consiste no chamamento e busca ativa de jovens em situação de evasão escolar. Neste ano, a Campanha terá início na próxima segunda-feira, dia 25, e vai até o dia 30 de novembro, período em que os interessados em retomar os estudos deverão se inscrever no site da SEE, por meio de formulário eletrônico, manifestando seu interesse em voltar para a escola, para garantirem sua vaga em 2018.

Durante toda a semana, as unidades promoveram atividades diferenciadas e se prepararam para a Virada, que é a culminância da Semana Escola em Movimento. As escolas vão mostrar suas ações e projetos pedagógicos exitosos, com iniciativas que vão desde apresentações musicais, cafés com prosa, saraus, exposições, feiras de ciências, oficinas de artesanato, até gincanas, torneios esportivos, exibição de filmes, mostras de trabalhos, peças de teatro, rodas de conversa e muito mais.

“O interessante do processo de construção dessa iniciativa, de 2015 até hoje, é que percebemos que as escolas estão se apropriando da Virada, já incorporaram esse dia na sua programação anual, com atividades diversificadas e cada vez mais participação de toda a comunidade escolar. Também é muito importante destacar como esse movimento conseguiu emplacar uma agenda de ampliação do acesso à escola, do retorno dos jovens em situação de evasão, especialmente jovens, e de uma agenda importante de fomento à participação dos estudantes na escola, para que ela fique de fato próxima das juventudes”, relata a diretora de Juventude da SEE, Priscylla Ramalho.

Virada Educação mobiliza estudantes de todo o estado desde sua primeira edição, em 2015. Foto: Arquivo SEE

Na Virada Educação, escolas apresentam ações e projetos exitosos realizados ao longo do ano letivo. Foto: Arquivo SEE

Cada escola é responsável por promover e organizar sua programação para a Virada. As escolas também poderão compartilhar relatos, fotos e vídeos das atividades promovidas durante a Virada Educação, por meio da página oficial da Secretaria de Estado de Educação no Facebook, no evento criado para postagens das próprias escolas. No sábado, além de representantes das Superintendências Regionais de Ensino, a equipe da Diretoria de Juventude e servidores do órgão central da Secretaria de Estado de Educação irão visitar escolas e terão a oportunidade de conversar com alunos, pais e professores para conhecer a opinião que a comunidade escolar tem sobre a Virada e também prestigiar a programação dessas unidades.

A Escola Estadual Aarão Reis, no bairro Madre Gertrudes, em Belo Horizonte, por exemplo, preparou uma grande programação para receber a comunidade do bairro. A Virada nessa escola contará com vários serviços oferecidos por meio de parcerias feitas pela direção da unidade, oficinas, apresentações artísticas e várias outras atrações.

Na Semana Escola em Movimento, que foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro, as escolas analisaram os processos e os resultados de avaliações externas e internas realizados por meio do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), que foram discutidos a partir dos seguintes eixos: Direito à Aprendizagem; Gestão Democrática e Participativa; Fortalecimento do Trabalho Coletivo; Relação da Escola com a Comunidade.

Campanha VEM

A Campanha VEM deste ano será realizada no período de 25 de setembro a 30 de outubro de 2017. Essa iniciativa é direcionada a todos que por algum motivo saíram da escola antes de concluírem seus estudos na Educação Básica e agora desejam retornar. O público-alvo principal da campanha são os jovens em situação de evasão escolar. Cerca de 14% dos adolescentes de 15 a 17 anos estão fora da escola. Os interessados poderão se inscrever por meio de formulário eletrônico que será disponibilizado na próxima segunda-feira no site da SEE, manifestando o seu interesse em retomar os estudos, especialmente no ensino médio, regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), já que o Cadastramento Escolar 2018 deste ano contemplou também a EJA Ensino Fundamental. Dessa forma, o candidato será encaminhado a uma unidade escolar terá a sua vaga assegurada na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2018.