Secretária Macaé Evaristo participou da cerimônia de inauguração. Foto: Eric Abreu/SEE-MG

Foi inaugurado na ultima quinta-feira (10/8) a nova sede da Superintendência Regional de Ensino de Passos, no Território Sudoeste. O novo prédio traz uma expectativa para melhorar ainda mais o atendimento à Educação na Regional. Com participação da secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, a cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, dentre eles deputados estaduais, prefeitos e comunidade escolar.

A Secretaria Macaé Evaristo disse que é preciso criar espaços capazes de acolher. “É uma determinação do governador Fernando Pimentel ouvir para governar. Desta forma precisamos que a Superintendência esteja mais próxima das escolas, dos trabalhadores em Educação, mais próximos das famílias e das comunidades. Precisamos de um espaço que seja capaz de acolher os nossos professores, estudantes e gestores, para construir um espaço democrático de articulação”, comenta.

A antiga sede apresentava muitos problemas estruturais e não comportava a equipe da SRE, o que dificultava diversas ações na regional. Desde o início desta gestão, em 2015, um das prioridades foi conseguir um novo endereço para abrigar a SRE. Após uma série de planejamentos e projetos, iniciaram-se as adequações no novo prédio, que fica ao lado do antigo, com área 60% maior do que a sede anterior.

Em seu discurso, o Superintendente Regional de Ensino, Ricardo Medeiros Teixeira, declara que a nova sede irá colaborar ainda mais para oferecer uma educação de qualidade para todos. “A nova sede da nossa regional dará condições de fazer um trabalho melhor a serviço da educação pública no estado. O maior ganho aqui foi humano, mas trabalhar num salão amplo e estruturado serve para atender melhor o nosso público”, comenta.

Sobre a Superintendência

Criado em 1970, o Órgão Regional de Ensino de Passos, com a denominação de “16ª Delegacia Regional de Ensino”, era composta inicialmente por 35 municípios. A circunscrição abrangia o território que hoje corresponde às SRE’s de Passos e São Sebastião do Paraíso, e uma parte de Divinópolis, à qual pertencia toda esta região então desmembrada.

O início das atividades da Delegacia Regional de Ensino de Passos oficializou-se em 30/11/1970, com uma jurisdição composta por 26 municípios, após nova reestruturação realizada pela Secretaria de Estado de Educação. Tal demora teve razões institucionais, visto que, pela enorme extensão do Estado de Minas Gerais, o Governo da época decidiu descentralizar ainda mais a atuação da pasta da Educação, visando aproximar suas ações dos atores necessários: alunos e professores. Seu número de identificação passou a ser 17, ou 17ª.

De 1970 a 2015, a Superintendência Regional de Ensino contou com sete educadoras/gestoras, que cumpriram com o papel de fomentar e ampliar ações pedagógicas e administrativas na regial. Atualmente, 94 profissionais integram o quadro da SRE, que lidera o grupo interno e externo de servidores, formado por 51 Diretores das Escolas Estaduais dos 16 municípios circunscritos.