Encontro tem como objetivo fortalecer o diálogo com a comunidade escolar nos Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais

Cerca de setenta diretores das escolas estaduais dos municípios que integram a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu, se reuniram, na última quarta-feira (28/06), na Câmara Municipal, para dialogar com comitiva da Secretaria de Estado de Educação (SEE). O encontro, que faz parte da agenda da nova etapa dos Fóruns Regionais de Governo no Território Caparaó, teve como objetivo abrir espaço para escuta e diálogo entre as partes envolvidas no processo educativo.

Foto: Eric Abreu (ACS/SEEMG)

O Secretário Adjunto de Estado de Educação, Wieland Silberscheneider, abriu o encontro dizendo sobre a importância de ouvir e debater as questões trazidas pelos diretores, para que se possa estudar e criar políticas específicas para cada território de Minas Gerais. “É muito importante ouvir as questões colocadas aqui pelos diretores, uma vez que a nossa rede é muito grande e cada região apresenta uma especificidade. Desta forma podemos priorizar programas e definir políticas públicas para cada região”, comenta.

Wieland destacou ainda que encontros como este são muito produtivos e permitem discutir um conjunto de ações. O evento também serviu para apresentar as principais realizações da SEE, desde o início da gestão do governador Fernando Pimentel, com destaque para o acordo feito com os trabalhadores da Educação para valorização da categoria; a implementação de uma nova política de educação integral; além das ações de melhoria na infraestrutura das escolas, sobretudo dos investimentos tecnológicos, como melhoria da conectividade e a distribuição de computadores para as escolas.

As estruturas, funcionamento, objetivos e ações das Subsecretarias de Gestão de Recursos Humanos e Informações e Tecnologias Educacionais e da Superintendência de Avaliação Educacional, foram apresentadas aos gestores escolares, a fim de esclarecer dúvidas e apresentar as novas ferramentas. O assessor da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos, Paulo Brescia, destacou a valorização dos profissionais da educação, que desde o início da gestão nomeou 47.355 novos servidores aprovados em concurso, além da publicação de aposentadorias, promoções e progressões.

O Diário Escolar Digital foi destaque na apresentação da Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais, representada pelo assessor Thiago Zordan. Além da importância da utilização da ferramenta para informatizar e modernizar os processos educacionais, o assessor salientou o papel do Diário Digital no processo avaliativo e pedagógico. Outro tema abordado em sua apresentação foi o trabalho de análises de dados do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) para colaborar no planejamento e no desenvolvimento do ensino de cada escola.

Também participaram do encontro o chefe de Gabinete da SEE, Hercules Macedo; as superintendentes regionais de ensino de Manhuaçu, Vitória Maria Ferreira, e Ouro Preto, Crovymara Batalha; e os assessores Márcio Fonseca, da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, e Hebert Duarte, da Subsecretaria de Administração do Sistema Educacional.

Por Eric Abreu (ACS/SEEMG)