Lançado nesta terça-feira, Sistema de Monitoramento da Aprendizagem reúne informações e indicadores educacionais

Foi lançado nesta terça-feira (18/10), no Colégio Estadual Governador Milton Campo (Estadual Central), o Sistema de Monitoramento da Aprendizagem, ferramenta online que reúne informações e indicadores educacionais de toda a rede estadual de ensino para uso de diferentes públicos, como gestores, técnicos da secretaria, diretores escolares, especialistas e professores, além do público em geral. O evento contou com a presença da secretária de estado de Educação, Macaé Evaristo, de gestores das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e do órgão central da SEE.

O Sistema de Monitoramento da Aprendizagem disponibiliza na Internet informações sobre as escolas estaduais, possibilitando o acesso a dados básicos sobre o perfil da unidade escolar e o aprimoramento da gestão sobre os processos pedagógicos desenvolvidos pela escola.

A principal função do Sistema é apresentar, de forma consolidada, dados provenientes de sistemas de gestão e avaliação – como o Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) e o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) – reunindo informações administrativas e medidas educacionais, permitindo análise comparativa de um amplo conjunto de indicadores, por períodos prolongados.

Lançamento aconteceu no auditório do Colégio Estadual Central. Foto: Reinaldo Soares/ACS-SEE

Em sua fala na abertura do evento, a secretária Macaé Evaristo ressaltou a importância do monitoramento da aprendizagem como ferramenta de conhecimento que leva à compreensão de diferentes pontos de vista. “Não é possível reduzir desigualdades sociais sem reduzir as desigualdades educacionais”.

A secretária lembrou aos presentes que o monitoramento é ferramenta de tecnologia que precisa ser apropriada pelos gestores. “Esse conhecimento coletado deve voltar para a escola, que precisa construir sua própria história. É um sistema que traz a oportunidade de ver, com olhar mais longo, como a oferta educativa está acontecendo em cada uma de nossas escolas”.

Participaram do lançamento do plano gestores de todas as SREs. Foto: Reinaldo Soares/ACS-SEE

Lina Kátia Mesquita de Oliveira, coordenadora da Unidade de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF), responsável pelo desenvolvimento do Sistema, disse que a ferramenta dialoga com o direito de a escola pensar o aprendizado. “A avaliação começa quando o resultado chega à escola e ela discute e faz uso desse resultado. O Sistema facilita o acesso da construção da educação pública, considerando os sujeitos e suas subjetividades”.

Estrutura

O Sistema de Monitoramento da Aprendizagem possui diversos recursos de navegação entre as páginas e os indicadores disponíveis, como filtros de comparação por critérios distintos.

São páginas que estruturam o Sistema de Monitoramento:
- Página da Escola: permite a visualização das principais informações sobre a escola.
- Perfil da Escola: apresenta o quantitativo de estudantes, docentes e turmas por modalidade de ensino, etapa e turno ao longo do tempo.
- Programas / Projetos: publica informações sobre os principais programas e projetos da rede.
- Condições de Oferta: publica dados sobre a infraestrutura física escolar e o corpo docente.
- Indicadores Educacionais: publica os principais indicadores educacionais: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e Índice Socioeconômico Médio da Escola (ISE).
- Desempenho Escolar: apresenta os dados referentes à avaliação externa Proeb (Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica) e Proalfa (Programa de Avaliação da Alfabetização).

A partir do estudo e apropriação destes dados, a escola irá desenvolver um Plano de Ação para corrigir e aprimorar o processo de aprendizagem dos estudantes, que será incorporado ao Sistema, permitindo o acompanhamento da escola e dos gestores sobre a sua implantação.

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