Evento acontece no Estadual Central e conta com a participação de diretores das 47 SREs do Estado

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais lança nesta terça-feira (18/10) o Sistema de Monitoramento da Aprendizagem, uma ferramenta que vai reunir, em um mesmo local, informações sobre todas as 3.656 escolas estaduais de Minas Gerais. O lançamento acontece às 14h, na Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central), e contará com a presença da secretária de Educação, Macaé Evaristo, e de diretores das 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais.

Integrante do Simave (Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública), o Sistema de Monitoramento da Aprendizagem vai disponibilizar na Internet informações importantes sobre as escolas estaduais, possibilitando tanto o acesso dos cidadãos e gestores a dados básicos sobre o perfil da unidade escolar, quanto o aprimoramento da gestão sobre os processos pedagógicos desenvolvidos pela escola. O cidadão poderá acessar dados como número de estudantes na escola, níveis e modalidades de ensino que a escola oferece, resultados nas avaliações promovidas pelo Proeb (Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica) e Proalfa (Programa de Avaliação da Alfabetização), além dos resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), projetos e programas implantados na escola, dentre outros.

Em um espaço com acesso restrito a diretores de escola e gestores da Educação, o Sistema vai trazer também, por escola, informações sobre taxas de aprovação, abandono e evasão dos estudantes, nível de formação dos professores, distorção idade-série (estudantes cursando nível de ensino incompatível com a sua idade) por turma, dados sobre infraestrutura, percentual de estudantes em cada habilidade estabelecida pelas avaliações de desempenho escolar, dentre outras. De posse desses dados, a escola irá desenvolver um Plano de Ação para corrigir e aprimorar o processo de aprendizagem dos estudantes, que será incorporado ao Sistema, permitindo o acompanhamento da escola e dos gestores sobre a sua implantação. Para a superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação, Geniana Faria, o Sistema será uma ferramenta importante para a gestão de toda a rede estadual de Educação e vai atuar no sentido de reduzir as desigualdades educacionais no Estado. “O Sistema consolida várias informações sobre as escolas que vão subsidiar as suas ações. Com ele, é possível construir um retrato da escola e, por meio desta auto-avaliação, traçar estratégias pedagógicas mais próximas da realidade”, argumenta ela.

Serviço

Lançamento do Sistema de Monitoramento da Aprendizagem

Data: 18 de outubro de 2016
Horário: 14h
Local: Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central) – Rua Fernandes Tourinho, 1020

Enviar para impressão