Escolas já podem imprimir as provas que deverão ser aplicadas nos moldes do Enem

Faltando 39 dias para aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado de Educação (SEE) está estimulando as escolas da rede estadual de ensino a realizarem o “Simulado Mineiro do Enem”. A iniciativa visa oferecer aos estudantes uma experiência semelhante à vivenciada durante os dois dias de provas do exame.

Segundo orientação da Secretaria, a aplicação das provas deverá ser feita em dois dias consecutivos no mês de outubro, escolhidos pela SRE e simultaneamente em todas as escolas da jurisdição que optarem pela aplicação, simulando as mesmas condições colocadas pelo Enem.

As provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza deverão ser aplicadas no primeiro dia e deverão ter 4 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia, os testes de Linguagens, Redação e Matemática deverão ter duração de 5 horas e 30 minutos.

Os professores aplicadores das provas deverão observar os critérios do Enem, conforme o item 18, do edital do exame, que se refere às obrigações dos participantes.

Impressão das provas

Para auxiliar na realização da atividade, as escolas da rede estadual e/ou as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) podem acessar o site do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) e imprimir as provas do Simulado.

As escolas terão acesso a dois cadernos de questões. O do primeiro dia é composto por 90 questões. O do segundo dia também é composto por 90 questões, mais a redação. Ambos os cadernos são compostos por questões inéditas do banco de itens do PAAE e por questões utilizadas em edições anteriores do Enem.

Exame Nacional do Ensino Médio

5 de novembro de 2016 (sábado)
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
Tempo para as provas: 4 horas e 30 minutos.

6 de novembro de 2016 (domingo)
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
- Redação;
- Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para as provas: 5 horas e 30 minutos.

Nos dias de prova

Os portões de acesso são abertos às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário de Brasília), já que é proibida a entrada após o fechamento dos portões.

Depois que os portões fecharem, às 13h, uma série de procedimentos de segurança serão realizados. As provas têm início às 13h30.

Enviar para impressão