Encontro foi realizado nesta sexta-feira (26/08)

A Superintendência Regional de Ensino Curvelo realizou nesta sexta-feira (26/08) um encontro com os gestores das 40 escolas estaduais que compõem a jurisdição da Regional. O encontro, que contou com a participação da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, do diretor do Ensino Médio, Wladmir Coelho, e da superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria, teve por objetivo discutir com os educadores a nova concepção do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave).

“Foi um momento de sensibilizar os gestores para a nova roupagem da avaliação, que é agregar valor para a vida do aluno e não apenas avaliar. Destacamos a importância da gestão participativa e democrática”, ressalta a coordenadora do Setor Pedagógico da Regional, Rafaela Fernandes Pereira.

Encontro foi realizado neste sexta-feira. Foto: Divulgação SRE Curvelo

Soraya Jamel Aboganen Souza Matos é diretora da Escola Estadual Padre Laerte Esperança de Oliveira, no município de Buenópolis. Para a gestora, o encontro simboliza um momento de repensar o sistema de avaliação mineiro. “É um momento muito importante, porque estamos repensando o sistema de avaliação da Secretaria de Estado de Educação em análise conjunta com as avaliações internas da escola e isso vai refletir na criação de estratégias para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A partir de agora, não vamos considerar apenas os níveis de proficiência, mas também os fatores internos que afetam os resultados e elaborar junto com a comunidade e os alunos intervenções pedagógicas”, destaca.

A escola conta com 412 estudantes do Ensino Médio. Ao longo dessa semana, os estudantes e a comunidade escolar realizaram as atividades da “Semana Escola em Movimento” e, por meio de rodas de conversa, refletiram sobre o dia a dia da escola.

A “Semana Escola em Movimento” é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação que tem por objetivo proporcionar um momento de diálogo, reflexão e planejamento pedagógico coletivo que esteja em sintonia com os princípios de gestão democrática e permanência dos estudantes na escola.