Dia 3 de junho já estarão disponíveis provas simuladas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza

A partir de sexta-feira (3/6) começam a ser disponibilizadas pela Diretoria de Avaliação da Aprendizagem (DAAP) da Secretaria de Estado da Educação (SEE) as provas simuladas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) . As duas primeiras provas, com 45 questões cada uma, serão de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas. No dia 06/06, estarão disponíveis as de Linguagens e de Matemática. As provas estarão disponíveis no site paae.institutoavaliar.org.br para os professores do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual que se interessarem em aplicar as provas simuladas em suas turmas. O acesso será por meio de usuário e senha. 

O formato das provas é similar às do ENEM, com 45 questões por área de conhecimento, transcritas de edições anteriores das provas oficiais e outras inéditas elaboradas com os mesmos critérios do ENEM, além de proposta de redação.

Os simulados poderão ser aplicados aos alunos no formato impresso ou online. Neste formato, os alunos poderão fazer as provas diretamente no computador, tablet ou smartphone.

Os professores que optarem por aplicar o simulado em formato impresso e inserir as respostas de seus alunos no sistema do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar – PAAE receberão relatórios estatísticos para análise de acertos e erros da turma ou de cada aluno.

De acordo com a servidora Roseney Gonçalves de Melo, da Diretoria de Avaliação da Aprendizagem da SEE, na primeira edição do simulado, em 2015, foram geradas 17.355 provas, em 1.315 escolas de 638 municípios de Minas Gerais, uma média de 13 provas por escola.

As provas do Simulado ENEM serão disponibilizadas de junho a outubro.

Enviar para impressão