Inscrições de educadores poderão ser feitas entre os dias 22 de fevereiro e 10 de março

Entre os dias 22 de fevereiro e 10 de março, o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) da Secretaria de Estado de Educação vai estar com inscrições abertas para a oficina “Produção de texto e o seu uso em atividades de ensino e avaliação da aprendizagem”, voltada para educadores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Ao todo, são ofertadas 400 vagas, sendo 100 para professores de cada uma das áreas do conhecimento agrupados da seguinte forma: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza – Física; Ciências da Natureza e suas tecnologias – Biologia e Química; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As oficinas serão oferecidas pela internet, utilizando plataforma de ensino a distância. O curso será organizado em 10 módulos e dividido em duas partes. A primeira deverá contar com a participação de todos os professores, pois contempla a compreensão do que é texto; a diferença entre tipo e gênero textual, tipologia textual, tipos de linguagens, gêneros textuais e esferas discursivas. Já a segunda parte é específica para cada área de conhecimento e tem como foco a aplicação dos conhecimentos sobre textos às disciplinas das áreas específicas.

Cada um dos 10 módulos está estruturado da seguinte forma: uma vídeo-aula com duração entre oito e dez minutos; um texto complementar; uma atividade exploratória sobre a vídeo-aula e o texto complementar. Essa atividade deverá ser postada no ambiente de aprendizagem. Após a conclusão da atividade, o participante faz uma avaliação e, obtendo acima de 60%, passa para o módulo seguinte.

Após concluir a oficina, o professor participante terá direito a um certificado de 40 horas. O certificado de participação ficará disponível on-line para os concluintes após a postagem da atividade de conclusão da oficina.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas no site do PAAE. Nele, o professor deverá informar seu Masp e o sistema buscará os dados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e validará a inscrição. Mais informações pelos telefones (31) 3491-6470 / 3441-6323 / 3443-6539.

O Programa

O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), assim como o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Enquanto os dois últimos auxiliam a Secretaria de Estado de Educação na elaboração de políticas públicas educacionais, o PAAE tem o objetivo de orientar os professores na prática pedagógica e no planejamento de suas atividades, a partir do desempenho dos alunos.