Momento ao vivo vai ao ar de segunda à sexta-feira de 11h15 às 12h30, na Rede Minas

 

Há mais de dois meses no ar, as teleulas do Se Liga na Educação, exibidas de segunda à sexta-feira pela Rede Minas e TV Assembleia, têm se tornado importante ferramenta de complementação do conteúdo dos Planos de Estudos Tutorados (PETs). Além das aulas, que são previamente gravadas, todos os dias o programa tem o momento em que é exibido ao vivo, o Tira Dúvidas do Se Liga na Educação. É nessa hora, exibida entre 11h15 e 12h30, na Rede Minas, que os alunos da rede estadual podem encaminhar as dúvidas, como fez Fernando Bacelar, que mandou uma pergunta e comemorou quando ela foi lida no ar. Conheça um pouco mais dos bastidores do Tira Dúvidas no vídeo abaixo.

 

O Se Liga na Educação integra o Regime de Estudo não Presencial, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), junto dos Planos de Estudo Tutorados e do aplicativo Conexão Escola. As ferramentas foram pensadas devido à adoção do isolamento social como medida de enfretamento a Covid-19.

Ao todo, são 36 profissionais da SEE/MG entre professores e mediadores atuando para que o programa vá ao ar. Além de produtores, maquiadores, câmeras e técnicos que totalizam mais 25 pessoas realizando este trabalho.

Exibição

Na Rede Minas, o programa é transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Todos os dias, de 11h15 as 12h30, são respondidas as dúvidas encaminhadas pelos estudantes por meio do WhatsApp, no número (31) 98295-2794, ou por meio de ligações pelo número (31) 3254-3009. Uma equipe seleciona as inúmeras perguntas que chegam diariamente e encaminha para a mediadora ler, ao vivo, e os professores que estiveram participando no momento responderem.

A transmissão pela TV Assembleia acontece da seguinte maneira: das 7h às 9h são os conteúdos voltados para o ensino fundamental e das 19h30 às 22h30, os conteúdos voltados para o ensino médio. A exibição acontece de segunda a sexta-feira.

Por questões operacionais das duas emissoras, a transmissão feita pela TV ALMG, em relação a que é realizada pela Rede Minas, conta com uma semana de diferença. Ou seja, na segunda-feira, os estudantes assistirão na TV Assembleia à programação que foi transmitida pela Rede Minas na segunda anterior.

Ao longo da semana, os conteúdos são distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens. Na terça-feira, o assunto é Ciências Humanas. Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das Ciências da Natureza. E na sexta-feira a programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).