Com a suspensão das atividades escolares presenciais e o fechamento das escolas estaduais devido à pandemia da Covid-19, os documentos que antes eram solicitados nas unidades de ensino, neste momento, devem ser requeridos na Superintendência Regional de Ensino (SRE) à qual a escola pertence. Esse é o caso dos documentos como histórico escolar e a declaração de matrícula.

Para fazer a solicitação do histórico escolar e da declaração de matrícula, o interessado deve encaminhar um e-mail para a SRE responsável pela coordenação das unidades escolares do município onde a escola estadual está localizada.

Para isso, é necessário anexar ao e-mail os seguintes documentos digitalizados: documento de identidade civil com foto; CPF e comprovante de endereço. Também é necessário apresentar o nome da última escola em que estudou ou que estuda e especificar qual a finalidade do documento, seja para matrícula em faculdades, efetivação profissional, entre outros.

A SRE encaminhará a solicitação para a escola, que terá um prazo de 30 dias para expedir o documento.

Em todo o estado, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais SEE/MG) conta com 47 SREs. Cada uma é responsável por exercer, em nível regional, ações de supervisão técnica, orientação normativa, articulação entre estado e municípios, entre outras atribuições.

Confira aqui os contatos das SREs e os municípios sob a jurisdição de cada uma.