Aulas estarão relacionadas ao segundo volume do Plano de Estudo Tutorado (PET), que já está disponível para professores e alunos

A partir da próxima segunda-feira (29/6), o programa Se Liga na Educação, transmitido pela Rede Minas, inicia um novo ciclo do Regime de Estudo não Presencial. As teleaulas estarão relacionadas ao segundo volume do Plano de Estudo Tutorado (PET), que foi disponibilizado, na última semana, para alunos e professores da rede estadual de ensino.

Este novo ciclo representa a continuidade dos conteúdos que foram repassados aos estudantes durante o primeiro ciclo de teleaulas, como explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria.“Estamos dando continuidade ao Regime de Estudo não Presencial. Na última semana exibimos uma programação de transição e de acolhimento. Tudo foi feito para que os alunos pudessem iniciar este segundo ciclo ainda com mais segurança”.

O programa Se Liga na Educação é uma das ferramentas complementares ao PET, ambos fazem parte do Regime de Estudo não Presencial que é ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) neste momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

Foto: Divulgação SEE

O programa é transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Todos os dias, de 11h15 as 12h30, são respondidas as dúvidas encaminhadas pelos estudantes por meio do WhatsApp, no número (31) 98295-2794, ou por meio de ligações pelo número (31) 3254-3009.

Ao longo da semana, os conteúdos são distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens. Na terça-feira, o assunto é Ciências Humanas. Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das Ciências da Natureza.E na sexta-feira a programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Enem.

Para os estudantes que não conseguem assistir ao “Se Liga na Educação” no momento da transmissão ou queiram rever os conteúdos apresentados, a SEE/MG disponibiliza os vídeos das aulas no aplicativo Conexão Escola, no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e no youtube da SEE.

Para mais informações sobre a programação do “Se Liga na Educação” é só acessar o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

Ampliação do sinal do Se Liga na Educação

O programa Se Liga na Educação está chegando a mais cerca de 80 municípios, o que beneficia, aproximadamente, 200 mil estudantes. A ampliação do acesso é resultado de uma parceria entre o Governo de Minas e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A transmissão pela TV Assembleia acontece da seguinte maneira:
De segunda a sexta-feira
Das 7h às 9h – conteúdos voltados para o ensino fundamental
Das 19h30 às 22h30 – conteúdos voltados para o ensino médio

Por questões operacionais das duas emissoras, a transmissão feita pela TV ALMG, em relação a que é realizada pela Rede Minas, conta com uma semana de diferença. Ou seja, na segunda-feira, os estudantes assistirão na TV Assembleia à programação que foi transmitida pela Rede Minas na segunda anterior.

Com a parceria com a ALMG, a distribuição de 85 receptores para prefeituras e o alcance da Rede Minas, mais de 77% dos alunos da rede estadual têm acesso, pelo canal aberto, ao “Se Liga na Educação”.

Segundo volume do PET

O PET Vol II pode ser acessado por professores e alunos. O material traz conteúdos e atividades que representam a continuidade ao primeiro volume do PET. Ele foi elaborado por professores da rede estadual de ensino e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Minas Gerais (Undime-MG) auxiliaram na elaboração do material voltado para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Já as universidades mineiras auxiliaram no processo de revisão de conteúdo e ortografia.

Para baixar o PET Vol II, pais e/ou responsáveis, alunos e professores que têm acesso à internet, podem acessar o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br ou o aplicativo Conexão Escola e localizar o material relacionado ao ano de escolaridade, disponibilizado gratuitamente. Não é necessário imprimir o material, os exercícios e atividades podem ser feitos no caderno ou em uma folha a parte de modo que as atividades possam ser apresentadas posteriormente ao professor.

Já para aqueles alunos que não têm celulares ou acesso à internet, os PETs estão sendo entregues, de graça, em suas residências. Sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES).