Plataforma estará disponível a partir desta segunda-feira (18/5). Nela será possível ter acesso às teleaulas do Programa Se Liga na Educação exibido na Rede Minas, aos slides apresentados nessas aulas e aos Planos de Estudos Tutorados

A partir desta segunda-feira (18/5) professores e estudantes da rede estadual de ensino poderão acessar o aplicativo Conexão Escola. A plataforma é uma das ferramentas do Regime de Estudo não Presencial ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) neste momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

Para que não fique nenhuma dúvida quanto ao acesso no Conexão Escola, foram elaborados manuais de acesso e guias práticos para alunos e professores. 

O professor

O primeiro passo é baixar o aplicativo. Para isso, é necessário acessar a Play Store, pesquisar pelo Conexão Escola desenvolvido pela Prodemge e clicar em instalar. Em seu login, o professor deverá digitar seu CPF - sem ponto e traço. A senha é a mesma utilizada no sistema Diário Escolar Digital (DED).

O educador deverá ficar atento a três situações que podem ocasionar restrição de acesso. O primeiro é se aparecer uma mensagem que informa que há pendência na alocação no quadro de horários. Neste caso, é necessário entrar em contato com o diretor da escola e solicitar que ele conclua a alocação do professor no quadro de horários.

O segundo caso, é se o professor já usou o DED e quando digita a senha no Conexão Escola aparece “usuário invalido”. A orientação da SEE é que o educador tente acessar o DED para verificar se a senha está correta. Caso não consiga, será necessário redefinir a senha de acesso na tela inicial do Diário Eletrônico Escolar, clicando em “esqueci minha senha”.

Por fim, o professor que ainda não acessou o DED e necessita criar uma senha de acesso deverá entrar em contato com o diretor da escola e solicitar que o gestor o cadastre no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). O sistema encaminhará um link para o e-mail, informado no cadastro do educador, para que seja definida a senha de acesso. Vale lembrar que a senha deve ter, no máximo, nove caracteres.

O estudante

Para baixar o aplicativo, o aluno deverá seguir o mesmo passo a passo dos professores, que é acessar a Play Store, pesquisar pelo Conexão Escola desenvolvido pela Prodemge e clicar em instalar. O usuário será o número de matrícula do Simade e a senha será a data de nascimento. Para consultar o número de matrícula, o estudante deve utilizar o link de recuperação de usuário.

Caso apareça a mensagem “usuário inválido” é necessário que o aluno entre em contato com a escola, por e-mail, para saber se a data de nascimento está correta no cadastro da escola e se sua enturmação está correta.

Para saber o e-mail da escola CLIQUE AQUI

Aplicativo

No Conexão Escola, o aluno terá acesso às teleaulas do Programa Se Liga na Educação exibido na Rede Minas, aos slides apresentados nessas aulas e aos Planos de Estudos Tutorados (PETs). Além disso, em breve, no aplicativo será possível o contato entre professor e aluno por meio de um chat de conversas.

A conexão do perfil do aluno com a rede para utilizar o aplicativo será custeada pelo Governo de Minas.