Foto: Pedro Menezes e Kleyvson Santos

Encontro, realizado entre os dias 12 e 13 de fevereiro, reúne secretários de educação de todos os estados

Entre os dias 12 e 13 de fevereiro, secretários estaduais de educação de todo o país participam, em Pernambuco, da primeira reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) de 2020. Além dos gestores, participam da agenda diversas instituições da área de educação de todo o país. Por Minas Gerais, participa a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.

Entre os assuntos da pauta está o Novo Fundeb, cuja proposta de emenda à Constituição está em tramitação no Congresso. A principal fonte de financiamento da educação básica no Brasil perderá a validade em 31 de dezembro de 2020 e, até lá, a emenda em tramitação com a nova proposta deverá ser aprovada.

Outro assunto a ser discutido no encontro é o planejamento da atuação do Consed em 2020, que deverá ampliar as frentes de trabalho de sua agenda estratégica, a Agenda da Aprendizagem.

Ainda no evento, com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gestores estaduais e federais vão poder debater os próximos passos de programas e projetos realizados em regime de colaboração por ambos os entes. Em discussão, temas como avaliação, formação, alfabetização e currículo.