Ano letivo terá início na próxima segunda-feira (10/02)

Desde a última segunda-feira (03/02), as escolas da rede estadual de ensino estão se organizando para o início do ano letivo, que acontece na próxima segunda-feira (10/02). Chamada de “Semana de Planejamento Escolar”, as unidades utilizaram o período para discutir as ações que serão implementadas nas escolas, o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e seus Projetos Político Pedagógicos (PPPs).

“É a primeira vez que temos no calendário uma semana inteira dedicada ao planejamento e formação dos professores. Disponibilizamos material de apoio, com planos de curso e a organização do currículo de cada componente para que os professores consigam pensar seus planos de aula tendo o cuidado de contemplar o CRMG”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Geniana Faria.

Para auxiliar na organização da semana, a SEE/MG encaminhou para as escolas o Currículo Referência de Minas Gerais organizado por bimestre (do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental). O material é a primeira versão da organização curricular que será acompanhada e revisada ao longo do ano de 2020.

Na Escola Estadual Senador Eduardo Amaral já foi tudo organizado para início do ano letivo. Foto: Arquivo da Escola

Reta final de preparação

Na Escola Estadual Senador Eduardo Amaral, no município de Estiva, no sul de Minas, já está quase tudo pronto para o início do ano letivo. “Foi uma semana maravilhosa. Repassamos as orientações para os novos professores, estudamos o calendário pedagógico e cada professor já sabe a sala que vai receber seus alunos. Foi um tempo muito bom para esse planejamento”, conta a diretora da escola, Camila Vânia Borges. Na unidade de ensino são atendidos cerca de 400 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

O Currículo Referência de Minas Gerais também foi discutido. “Na quarta-feira, nos reunimos para fazer o planejamento em cima do documento. O objetivo é que os professores o conheçam bem. Também já fizemos o planejamento do primeiro bimestre tendo como base o Currículo. O CRMG ficou bem melhor para gente trabalhar. Está mais claro e nítido”, conclui Camila.

Formação do Currículo Referência de Minas Gerais

A orientação da SEE/MG foi que durante três dias dessa semana fossem realizadas as oficinas do Currículo. Na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Curvelo as redes municipais e estadual se reuniram para participar de oficinas que foram repassadas posteriormente para as escolas.

A SRE de Curvelo realizou a formação sobre o CRMG ao longo dessa semana. Foto: Arquivo SRE

“Com essa ação garantimos que os educadores das duas redes fossem formados para implementar o currículo. Todas as nossas escolas receberam a capacitação”, afirma a diretora educacional da SRE, Andreia Rodrigues da Silva Oliveira.

Revisão do PPP e elaboração dos Planos de Ação

Em 2020, as escolas também irão realizar, no mês de fevereiro, a revisão do Projeto Político Pedagógico e, em março, a aprovação do documento em Assembleia Escolar com a participação do Colegiado e de toda comunidade escolar.