O documento deve refletir a proposta educacional da unidade de ensino


Em 2020, as escolas estaduais mineiras terão um documento que refletirá a proposta educacional da unidade de ensino: o Projeto Político Pedagógico (PPP). O documento foi reelaborado no ano passado, por meio dos Itinerários Avaliativos, e agora será aprovado pela comunidade escolar e implementado nas escolas.

A revisão dos PPPs é uma das frentes de trabalho do planejamento de execução e implementação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. É por meio do Projeto Político Pedagógico que a comunidade escolar pode, por exemplo, desenvolver um trabalho coletivo e propor metas e ações concretas para a melhoria da educação.

A reelaboração do PPP feita na Escola Estadual Bom Jesus, em Uberlândia, que atende cerca de 770 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, contou com a participação de toda comunidade. A diretora da unidade escolar, Juliana Alves Sinioni, acredita que que o documento terá um papel fundamental na escola em razão do envolvimento de todos. “Vai ser um norte muito bom para todos. Ele é bem fiel à realidade da escola. Mostra o que somos e onde queremos chegar. É um documento do qual realmente vamos nos apropriar”, afirma a gestora.

Na Escola Estadual Bom Jesus o Dia do Currículo contou com a participação de toda comunidade escolar. Foto: Arquivo da escola

No mês de março, as escolas estaduais se reunirão com as comunidades para aprovar seus PPPs. Já em maio, a ação também acontecerá nas redes municipais que aderiram à iniciativa.

Itinerários Avaliativos

Os Itinerários Avaliativos são uma ferramenta de apoio à gestão escolar da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que tem como objetivo melhorar e consolidar o processo de aprendizagem dos estudantes da rede.

A iniciativa promove a análise de dados e debates para a construção coletiva do diagnóstico dos fatores que influenciam na aprendizagem e a definição de um plano de ação nas escolas estaduais. Tudo isso em uma plataforma digital. Ao longo da execução do programa, as unidades de ensino elaboram seus Projetos Político Pedagógicos.

Dia do Currículo

A ação foi realizada no mês de setembro em todas as escolas e teve por objetivo discutir pontos importantes para a reformulação dos Projetos Político Pedagógicos. Em um sábado letivo, foram realizadas dinâmicas e atividades lúdicas que envolveram toda a comunidade.

Revisão do PPP também nas escolas municipais

Em uma ação de fortalecimento do regime de colaboração, foi pactuada com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional de Minas Gerais (Undime-MG), a extensão dos Itinerários Avaliativos às escolas dos municípios que realizassem adesão. Após forte campanha de divulgação realizada em conjunto com a Undime-MG, 714 municípios aderiram aos Itinerários Avaliativos, representando 84% do total no estado.

Leia mais:

-Currículo Referência de Minas Gerais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental: uma construção coletiva

-Conhecer para implementar: formações auxiliam professores para colocar em prática nas escolas o Currículo Referência