Igor Camilo Ferreira é aluno da Escola Estadual Padre Chico, no município de Campo do Meio

O aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Padre Chico, no município de Campo do Meio, Igor Camilo Ferreira, vivenciou momentos que ficarão guardados na memória. Ele integrou o grupo de 27 estudantes vencedores do concurso de redação do Programa Jovem Senador, que entre os dias 26 e 29 de novembro, participam, em Brasília, de uma simulação na qual atuaram como legisladores do país.

“Foi uma experiência ótima, que vai ficar guardada para sempre. Fomos distribuídos por comissões e analisamos projetos de lei. Na sexta-feira (29/11), votamos os projetos”, conta Igor. Em sua viagem, o estudante também teve a oportunidade e conhecer pontos turísticos da capital do país. “Eu não conhecia Brasília e estou achando tudo muito incrível. Conhecemos o Congresso Nacional e alguns pontos turísticos”, conclui.

Igor participou das atividades realizadas ao longo da última semana. Foto: Arquivo Pessoal

Durante a semana que esteve participando da iniciativa, os estudantes participaram de debates em comissões e apresentaram e votaram sugestões legislativas que poderão ser transformadas em projetos de leis, se acolhidas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Programa Jovem Senador

O Projeto Jovem Senador foi criado em 2011 e dá aos estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, a chance de conhecer de perto o processo legislativo brasileiro. Para concorrer, os estudantes fazem redações sobre um assunto determinado a cada ano. "Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil" foi o tema da edição deste ano, que recebeu 122.695 redações e mobilizou cerca de 264 mil alunos.