Nos dias 5 e 6 de novembro, professores do ensino médio de escolas estaduais de Belo Horizonte e Região Metropolitana da capital participaram de uma formação do projeto “Eleitor do Futuro”. O encontro teve por objetivo capacitar profissionais da educação para que possam desenvolver ações de cidadania no ambiente escolar. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Participaram do encontro 33 professores de unidades escolares da rede estadual.

“Estamos em um ano de elaboração do Currículo Referência de Minas Gerais do ensino médio e uma das competências que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz é a responsabilidade social e cidadania. Essa formação da qual os professores participaram vai ajudá-los a trabalhar esse tema em sala de aula”, destaca a coordenadora de ações de aprendizagem do Ensino Médio da SEE, Edilene Cássia de Souza Araújo.

O professor de química e vice-diretor da Escola Estadual Carmélia Gonçalves Loff, em Ribeirão das Neves, Renato José Amarante, já saiu da formação com ideias de projetos que podem ser desenvolvidos na instituição. “O curso foi muito bom e contribuiu para esclarecer questões que poderão ser trabalhadas com os estudantes. O material é muito rico. Vamos ter uma diversidade de informações para desenvolver. Entre os temas apresentados, eu destaco a questão da segurança das urnas”, conta.

Professores participaram da formação do projeto “Eleitor do Futuro”. Foto: divulgação

 

Eleitor do futuro

O Projeto Eleitor do Futuro será desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa foi a formação dos educadores indicados pelos gestores escolares para serem multiplicadores em suas respectivas comunidades. Já na segunda etapa, os participantes serão estimulados a elaborar um registro das ações a serem desenvolvidas, seja na forma de plano de aula ou projeto pedagógico.