Nos dias 12 e 13 de novembro, alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio das escolas públicas estaduais farão as provas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). As avaliações serão aplicadas em mais de 3,4 mil escolas públicas estaduais.

O Proeb é uma das avaliações externas do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) e busca avaliar as competências e habilidades que estão sendo desenvolvidas dentro do currículo ao final de cada ciclo de escolaridade: anos Iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio, em português e matemática. Além dos alunos das escolas estaduais, estudantes das redes municipais também realizam as avaliações.

A subsecretária de Desenvolvimento de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Geniana Guimarães Faria, destaca a importância da participação dos estudantes na avaliação. “As avaliações conseguem nos dar um panorama de como estão os alunos no final de cada etapa da educação básica e de como estão chegando na etapa seguinte. Desta forma, podemos ter um diagnóstico mais preciso de cada escola, cada Superintendência Regional de Ensino (SRE) e da rede estadual como um todo. Os resultados destas provas nos auxiliam e nos subsidiam na proposição de iniciativas direcionadas para as propostas pedagógicas necessárias”, destacou.  

 

Simave

O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) é uma política pública da SEE e tem o propósito de fomentar mudanças em busca da melhoria da qualidade e equidade da educação. Duas avaliações externas fazem parte do Simave: O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Os resultados dos testes indicam quais são os avanços e os desafios da educação pública no Estado.

 

Proeb

Com o intuito de acompanhar a melhoria da qualidade do ensino ofertado em sua rede, o estado de Minas Gerais busca, por meio do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) produzir diagnósticos sobre o desempenho dos estudantes nas áreas de conhecimento avaliadas, permitindo, uma vez identificada qualquer fragilidade nesse processo, que ações de intervenção sejam realizadas.