Publicação é resultado de atividade realizada em sala de aula

Alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Antônio Carlos, em Juiz de Fora, lançaram, na última semana de outubro, o livro “O mistério do buraco e outros contos”. O livro foi escrito de uma forma muito diferente pelos estudantes. Durante as aulas, eles desciam para o laboratório de informática e, em dupla, tinham que completar o parágrafo escrito pelos colegas.

“Unimos o tradicional e a tecnologia. Para inspirar, os alunos leram um livro de contos da biblioteca da escola e depois foram escrever no laboratório de informática. Cada dupla de alunos escrevia um parágrafo e a outra tinha que complementar sem que o texto perdesse o sentido. No livro reunimos três contos”, destaca uma das idealizadoras do projeto, a professora Soraya de Carvalho Leal.

Foto: Arquivo da Escola

A elaboração do livro também contou com a participação da professora de língua portuguesa, Thaiane Bressan. “A Thaiane estava trabalhando o gênero em sala de aula e conversando tivemos a ideia de elaborar o livro com os alunos”, afirma Soraya. A ilustração do livro foi feita por um aluno da escola e o professor de Arte, Lucas Nascimento, deu o apoio técnico.

Para o aluno do 8º ano do ensino fundamental, Thiago de Freitas Fortes, participar da elaboração do livro tornou as aulas mais atrativas. “Achei muito bom. Foi uma coisa diferente que nós gostamos de fazer. Ajudar a escrever um livro é uma coisa que marca a nossa história”, conta.

O lançamento contou com apresentações musicais, leitura dos contos e momento de autógrafo.