Disputa Nacional será em novembro na cidade de Blumenau

A etapa Regional Sudeste dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ/2019) foi realizada entre os dias 2 e 6 de setembro, no município de Cascavel, no Paraná. A cidade recebeu quase mil estudantes-atletas que disputaram medalhas no basquetebol, no futsal, no handebol e no voleibol. Foram cinco dias de muito esporte e a competição foi histórica para os participantes de Minas Gerais.

As dez equipes mineiras conquistaram medalhas. Os atletas mineiros saíram vitoriosos em 31 dos 40 jogos disputados. Ao todo, os mineiros conquistaram três medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze. A delegação mineira saiu em primeiro lugar na classificação de equipes na disputa nacional que será realizada em novembro em Blumenau.

A chefe de delegação de Minas Gerais e diretora de Incentivo ao Desporto Educacional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Fernanda Batista, avaliou positivamente a competição. “A gente teve 100% de equipes com medalhas e 80% delas classificadas para a etapa nacional em Blumenau. Todo o grupo esteve bem alinhado na questão disciplinar e de comportamento. O comprometimento de todas as partes foi muito bom. E o somatório disso tudo é o trabalho positivo desenvolvido pelos municípios, professores, escolas e organização. Em Blumenau, nossa equipe vai com a carga quase máxima e a expectativa é voltar de lá com vários títulos”, declarou.

Fotos: Philippe Hipólito

O evento é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A etapa Regional foi disputada entre os alunos dos Estados de Minas Gerais, do Espírito Santo, de Goiás, de Mato Grosso do Sul, do Paraná, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo.

Juatuba fez história

A Escola Estadual Joaquim Correa, de Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, representou Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude (JEMG/2019) e garantiu duas vagas para a disputa nacional em Blumenau. A escola foi campeã na modalidade voleibol masculino nos módulos I – entre 12 a 14 anos - e módulo II – entre 15 a 17anos.

A cidade que possui, aproximadamente, 22 mil habitantes passou a respirar voleibol depois das competições. As famílias se organizaram para viajar e torcer para os estudantes-atletas da Escola Joaquim Correa. A diretora da Escola, Pollyanna Mendanha, fez questão de acompanhar de perto os alunos.

“Foi uma das melhores sensações que já vivi na minha vida profissional. Foi muito bacana, superamos uma série de obstáculos que surgiram no decorrer da caminhada. Mas, tudo isso foi superado e vamos voltar para casa com a sensação de dever cumprido. Atingimos o nosso objetivo e alcançamos as vagas para Blumenau. Estou com muito orgulho de voltar para casa com essas duas classificações. Agora é trabalhar em cima dessa nova meta”, ressaltou bastante emocionada.

Confira o resultado final dos Jogos Escolares da Juventude em Cascavel-PR

Os medalhistas de ouro e prata estão garantidos para a etapa nacional em Blumenau-SC.

BASQUETEBOL
Basquetebol feminino módulo I (E.M. José Serafim/Lavras) - Bronze
Basquetebol feminino módulo II (E.E. Américo Dias Pereira/Três Corações) - Prata
Basquetebol masculino módulo I (Colégio Eccellente/BH) - Ouro
Basquetebol masculino módulo II – (Instituto Padre Machado/BH) - Bronze

HANDEBOL
Handebol feminino módulo I (Colégio Santo Agostinho/Contagem) - Prata
Handebol feminino módulo II (E.E. Prof. Salatiel de Almeida/Muzambinho) - Prata

FUTSAL
Futsal feminino módulo I (E.E. Prof. Nelson de Sena/Governador Valadares) - Ouro
Futsal masculino módulo II (Colégio Unilavras/Lavras) - Prata

VOLEIBOL
Voleibol masculino módulo I (E.E. Joaquim Correa/Juatuba) - Prata
Voleibol masculino módulo II (E.E. Joaquim Correa/Juatuba) - Ouro

Foto de capa: Philippe Hipólito

Com informações da FEEMG