As formações são on-line e aliam teoria à prática em sala de aula

Estão abertas as inscrições para as novas turmas dos cursos on-line “Leitura vai, escrita vem” e “Nas tramas do texto”. As formações são ofertadas pelo Programa Escrevendo o Futuro, que é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Podem participar professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Os cursos são gratuitos e autoformativos (sem mediação). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no Portal Escrevendo o Futuro. Cada um dos cursos foi elaborado a partir de demandas formativas apresentadas por professores e por isso favorecem a reflexão teórica aliada ao diálogo com as práticas em sala de aula.

O curso “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula” tem por objetivo oferecer reflexões teóricas e sugestões práticas para educadores que queiram aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura na escola. Já o curso “Nas tramas do texto” visa proporcionar a reflexão sobre questões teóricas e práticas relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de textos, por meio da análise de produções escritas por jornalistas, escritores e, principalmente, estudantes. Além do aprofundamento conceitual nos conteúdos mobilizados nos processos de escrita e de reescrita.

As duas capacitações serão ofertadas de 9 de setembro a 9 de dezembro e contarão com fóruns de discussão livre, exercícios de resposta automática e uma avaliação por módulo. Os cursos oferecem um certificado para os cursistas concluintes, indicando a duração total do curso, o período de oferecimento e o programa resumido.

Imagem de capa: divulgação Portal Escrevendo o Futuro