Na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos da rede pública estadual passaram a contar com mais uma ferramenta no reforço dos estudos para a prova, prevista para acontecer nos dias 3 e 10 de novembro.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Avaliação Educacional, disponibilizou no portal do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) o “Simulados Enem 2019”. As provas são similares às aplicadas no Enem, nas quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Cada caderno de prova contém 45 questões, tanto inéditas, retiradas do Banco de Itens do Simave, quanto de edições anteriores do Enem. Para a área de Linguagens estão disponíveis dois simulados: um com a Língua Estrangeira Espanhol e o outro com inglês. O aluno deve escolher apenas uma opção.

Versão também online

As provas estão disponíveis na forma online no portal do Simave, mas poderão ser aplicadas também impressas. Na forma online, o professor disponibiliza aos alunos, na própria escola, os dados para acesso aos cadernos de questões. Também na forma online, ele tem a possibilidade de gerar, automaticamente, os mapas e gráficos de resultados, além da análise imediata das respostas dos estudantes.

Os professores podem utilizar os simulados tanto para familiarizar os estudantes com o formato do Enem, já que as provas estão muito próximas das que são aplicadas no exame, quanto para orientar os estudos e as ações pedagógicas nas áreas em que eles mais precisam.

Com a aplicação dos simulados a expectativa é de que os estudantes da rede estadual, com o apoio de seus professores, estejam melhor preparados para as provas do Enem 2019.