Novas ações vão reforçar as iniciativas já existentes e auxiliar na elaboração de procedimentos comuns entre os dois órgãos

A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) estão intensificando as ações conjuntas de prevenção da violência no ambiente escolar. A ideia é elaborar procedimentos comuns entre os dois órgãos a partir de uma parceria efetiva.

O assunto foi discutido nesta sexta-feira (2/8) durante o “Encontro de Superintendentes Regionais de Ensino”. Os chefes das Seções de Apoio ao Emprego Operacional da PMMG de todo o estado participaram da reunião, que foi transmitida on-line para os profissionais que atuam no policiamento escolar e para os pontos focais das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) que trabalharão diretamente com a temática.

A importância da aproximação entre os dois órgãos no fortalecimento da cultura de paz nas escolas foi destacada pelo secretário de Estado Adjunto de Educação, Edelves Rosa Luna. “A relação de proximidade pessoal estabelecida aqui, hoje, vai dar grande desenvoltura às ações práticas na ponta, com capilaridade em todo o Estado”, afirma o secretário.

Reunião foi realizada nesta sexta-feira. Foto: Geanine Nogueira

Durante a reunião, o Coronel da PMMG, Alexandre Magno de Oliveira, que apresentou os objetivos e dados do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e da Patrulha Escolar, também pontuou a importância da parceria. “A Policia Militar está enraizada nos 853 municípios, assim como a Secretaria de Educação. Trabalharmos em conjunto é imprescindível para ter cada vez mais uma cultura de paz dentro das escolas”.

Patrulha escolar e Proerd

A Patrulha Escolar tem como objetivo realizar o patrulhamento nas proximidades das escolas, visitas e contato com pais, professores e diretores, além de apoio em ocorrências. Já o Proerd consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, que visa ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões e ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.

De acordo com o Coronel Alexandre, uma das ações práticas da parceria com a Educação será a ampliação das duas iniciativas. “O nosso desejo é ampliar esse tipo de prestação de serviço para fortalecer ainda mais a sensação de segurança na comunidade escolar”, conclui.

Contato mais próximo

Os Superintendentes Regionais de Ensino e os Chefes da Seção de Emprego Operacional da PMMG aprovaram a iniciativa da Secretaria de realizar um encontro para estreitar ainda mais a parceria, como conta a superintendente de Conselheiro Lafaiete, Maria de Lourdes Reis Silva Beato. “Já temos uma relação bastante estreita com nosso batalhão, mas às vezes, existem situações que demandam um contato mais próximo. Hoje tivemos oportunidade de conversar pessoalmente com a referência da policia na nossa região e isso vai facilitar a execução das ações e do sucesso dessa rede que é tão importante para a escola e a comunidade”.

Superintendentes e chefes de seção trocaram contatos para a realização um trabalho cada vez mais próximo. Foto: Geanine Nogueira

A chefe da Seção de Emprego Operacional da 2ª região, Major Daisy Ferrarezi, também aprovou a iniciativa. “Na nossa região eu sempre recomendo aos militares que façam os contatos com as secretarias para melhorar e facilitar o trabalho. Quando conhecemos a outra pessoa, o contato fica mais próximo e conseguimos desenvolver ações preventivas”.

Programa de Convivência Democrática

Durante a reunião também foram discutidas as ações que serão realizadas dentro do Programa de Convivência Democrática, que articula projetos e estratégias pedagógicas preventivas para a melhoria da convivência no ambiente escolar e o aperfeiçoamento do Sistema de Registro de Situações de Violência.

Além disso, serão criadas cartilhas que irão trazer diretrizes, orientações e protocolos a serem seguidos pelas escolas e Superintendências em casos de violência no ambiente escolar.

Encontro de Superintendentes Regionais de Ensino

A reunião teve início no dia 30 de julho e se encerra nesta sexta-feira (02/8). O objetivo do encontro foi apresentar aos novos superintendentes as diretrizes do planejamento e da execução das principias políticas públicas educacionais do Estado.