Professores, diretores e especialistas de escolas estaduais destacam vantagens do uso diário dessa ferramenta tecnológica

Agilidade no registro de frequência e nota dos alunos, monitoramento do desempenho e otimização do tempo em sala de aula. Esses são os principais ganhos comemorados por educadores da rede estadual de ensino com o uso do Diário Escolar Digital (DED).

Com mais de dez anos na rede estadual de ensino, o diretor da Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, no distrito de Piacatuba, em Leopoldina, João Paulo Pereira de Araújo, se reconhece como fã número 1 do DED. “É uma ferramenta que possibilita maior aprendizado do aluno, porque o professor gasta menos tempo com essa atividade em sala de aula. Ela permite lançar frequência e notas no modo offiline e, quando tiver internet, fazer a sincronização e fica tudo salvo”, afirma o diretor.

A partir dos dados lançados no DED, professores e especialista da Na  Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães  trabalham juntos. Foto: Arquivo Pessoal

O DED está disponível na Play Store para dispositivos Android. Ele permite o registro da frequência e do aproveitamento dos estudantes nas aulas e atividades previamente cadastradas no portal WEB para o bimestre em aberto. O aplicativo começou a ser utilizado na rede estadual de ensino em 2017.

Monitoramento

Para o professor de Filosofia da Escola Estadual Irmã Gislene, em Patrocínio, Luiz Orione, a agilidade na geração dos relatórios de desempenho dos estudantes é um dos pontos principais do Diário Escolar Digital.

“Não há dúvida de como o sistema é eficiente, principalmente na geração de relatórios. Eu levo meu celular para a sala, faço chamada e logo consigo extrair o relatório de frequência do aluno. Também consigo lançar as notas, o que me ajuda a realizar ações de intervenção semanalmente e não apenas no final do bimestre. Pelos relatórios gerados posso saber, por exemplo, quais alunos estão com desempenho bom, mediano e fraco”, diz o professor.

Professor Luiz Orione destaca a importância dos relatórios gerados pelo Diário Escolar Digital. Foto: Arquivo Pessoal

No momento em que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) comemora os índices históricos de lançamento de frequência, o professor de História da Escola Estadual Professor Hilton Rocha, em Belo Horizonte, Arlen Luiz da Costa, destaca que o DED é uma ferramenta que veio para revolucionar. “Recebemos diagnósticos dos alunos muito mais rápido. Além disso, eu consigo utilizar no computador ou no próprio celular. ”
O educador, que leciona há 21 anos, pontua ainda a importância do uso diário do aplicativo e do lançamento tempestivo das notas e frequência. “É muito importante. É o nosso trabalho e precisamos dar essa resposta aos alunos e à comunidade. Além de lecionar é também nossa função saber se aquele aluno está frequentando a aula e o quanto ele rendeu naquele conteúdo”, conclui.

O professor Arlen Luiz da Costa utiliza a ferramenta no celular e no computador. Foto: Arquivo Pessoal

Melhorias
Além de otimizar o trabalho do professor, o Diário Escolar Digital também desempenha papel importante no trabalho dos educadores, como conta Rivânia Gervásio Oliveira Camargos, especialista educacional da Escola Ari da Franca, de Belo Horizonte. “Quando os pais vêm à coordenação, já tenho em tempo real as informações dos alunos. Conforme os professores vão inserindo os dados eu consigo saber se tenho que realizar alguma intervenção com aluno infrequente ou ver se o aluno que estava em recuperação conseguiu se recuperar as notas. Me ajuda muito também no Conselho de Classe, porque tenho de forma rápida as informações que preciso.”

As informações inseridas no DED auxilia a especialista da educação, Rivânia,  nas reuniões com pais de alunos e de Conselho de Classe. Foto: Arquivo Pessoal

Para que o DED seja cada vez mais eficiente, a Secretaria de Estado de Educação e a Prodemge estão trabalhando para deixar o sistema ainda mais funcional para os profissionais da educação. A partir do segundo semestre deste ano o aplicativo será disponibilizado também no Sistema IOS, haverá mudanças na interface da ferramenta e melhorias técnicas contínuas que irão dar mais agilidade à plataforma, facilitando o trabalho dos professores e gestores escolares, resultando em intervenções pedagógicas mais rápidas e eficazes.