Competição acontecerá entre os dias 11 e 14 de abril e selecionará alunos-atletas para o Campeonato Mundial Escolar

A partir de amanhã (11/04), alunos-atletas mineiros estarão competindo na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, no Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo. A competição, que acontecerá até 14 de abril, reunirá estudantes de todos os estados brasileiros. Ao todo, 17 alunos mineiros participarão do campeonato, entre eles apenas um não é da rede estadual de ensino.
A competição interescolar tem o objetivo de incentivar a prática desportiva, desenvolvendo habilidades importantes como espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina. O evento será classificatório para o Campeonato Mundial Escolar de Atletismo a ser realizado em Split (Croácia), entre 13 e 19 de maio próximo.

Rafael Antônio de Souza Tobias Costa é o atual recordista estadual da prova no Pentatlo, foi vice-campeão, em 2016, dos Jogos Escolares da Juventude e, em 2018, participou do Campeonato Mundial Escolar, no Marrocos. É esse currículo que ele levará para o Brasileiro Escolar de Atletismo. “Eu já competi na pista onde vamos disputar a prova e já tenho experiência nesse tipo de competição. Sei como é a pressão e acho que isso vai contar pontos ao nosso favor”, afirma o aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Pedro Lamberti, no município de Japaraíba.

Equipe de atlestimos da Escola Estadual Padre Pedro Lamberti. Foto: Arquivo das Escolas

O otimismo do estudante também é percebido na fala do professor de Educação Física e treinador, Júnior Antônio Lopes. “Nossa expectativa é muito grande. Dos seis alunos-atletas pelo menos cinco devem pontuar na prova. Também estamos estudando as marcas dos outros atletas e sabemos que podemos superar. Treinamos todos os dias pra isso”, conta.

A competição contará com atletas de diferentes modalidades do feminino e do masculino.

O Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo é um evento promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) em pareceria com a Federação Norte Riograndense de Desporto Escolar (FNDE) e a Confederação Brasileira de Atletismo.
Confira aqui a lista completa dos estudantes que participarão da competição.

Potências Esportivas
A Escola Estadual Padre Pedro Lamberti faz parte do Potências Esportivas, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE), que visa implementar centros de referência nas diversas modalidades esportivas olímpicas e paralímpicas em escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais.