Alunas da Escola Estadual Dulce Ferreira dos Santos vão a Brasília disputar vaga na competição mundial

Uma equipe de 12 estudantes da Escola Estadual Dulce Ferreira dos Santos, de Passos (Sul de Minas), está de malas prontas para passar alguns dias em Brasília, no Distrito Federal. O motivo está longe de ser uma viagem a lazer. As alunas, que estão matriculadas em turmas que variam do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, visitam a capital federal para tentar trazer na bagagem o troféu de campeãs do Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete 2019, que acontece entre os dias 8 e 15 de março.

O time das estudantes é tradicional tanto na escola quanto no município e será o representante de Minas Gerais na categoria feminina para a disputa nacional pela segunda vez. A vaga foi garantida no jogo que aconteceu no último dia 11 de fevereiro, em Belo Horizonte, contra a equipe da Escola Estadual Teixeira da Costa, de Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte, que é a atual campeã da modalidade nos Jogos Escolares do Estado de Minas Gerais.

Equipe é composta por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Foto: Divulgação

Se ficarem em primeiro lugar, as atletas não levam apenas o título de campeãs da competição, mas também garantem a vaga para o Campeonato Mundial Escolar de Basquete 2019, que acontece entre 12 e 20 de abril, na Grécia, que é o prêmio mais almejado.

O treinador do time é o professor de Educação Física, Danilo Graciano. “Apesar de elas já terem disputado o Brasileiro Escolar de Basquete, em 2017, a sensação sempre é de ansiedade e a vontade também continua sendo de dar o melhor. A gente vem se preparando e queremos, pelo menos, ficar entre os quatro primeiros classificados e, se tudo der certo, conquistar o primeiro lugar. Estamos muito confiantes”, disse o professor.

Os treinos acontecem tanto na quadra da escola, no contraturno das estudantes, quanto no ginásio da prefeitura, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. As últimas atividades antes do campeonato brasileiro serão nesta quinta-feira (07/03), mesmo dia em que embarcam para Brasília. “Vamos nos preparar até a véspera para deixar tudo alinhado, o time afinado e com entrosamento e técnicas suficientes para ganhar. Além disso, nos treinos também conversamos bastante, o que ajuda a amenizar a ansiedade e preparar o psicológico para uma disputa tão importante”, finalizou Graciano.

Estudantes treinam antes de viajar para a competição. Foto: Divulgação

As estudantes ainda não sabem contra qual time farão o primeiro jogo, pois as chaves do campeonato ainda não foram divulgadas. As despesas de transporte, hospedagem e alimentação das atletas e do professor são pagas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), entidade organizadora do Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete.