Sala exclusiva para conferência de documentos na Escola Estadual Santos Dumont, em Venda Nova. Foto: Franciele Xavier (SEE/MG)

O processo de designação presencial da rede estadual de ensino em Minas Gerais teve início no dia 23/01 e, na sexta-feira (25/01), as Superintendências Regionais de Ensino (SRE) Metropolitanas A, B e C, na Grande Belo Horizonte, realizam a chamada inicial exclusiva para os candidatos a Auxiliar de Serviços da Educação Básica (ASB), com vigência de exercício a partir de 4 de fevereiro de 2019. Como nos últimos anos, a fase presencial do procedimento de contratação acontece em escolas, polos ou micropolos de cada região atendida pelas SRE.

Na SRE Metropolitana C, o polo escolhido para concentrar as vagas de Belo Horizonte foi a Escola Estadual Santos Dumont, em Venda Nova, onde os candidatos começaram a ser chamados às 9h, de acordo com a ordem crescente de classificação. Todo o processo ocorreu de forma tranquila e organizada, mesmo com todas as etapas que devem ser cumpridas: conferência da contagem de tempo, checagem da documentação, escolha da vaga e assinatura do QI.

Todos os concorrentes foram bem acolhidos e uma grande equipe estava à disposição para o atendimento – os diretores de cada uma das escolas que disponibilizaram as vagas, juntamente com seus analistas e secretários e profissionais da Metropolitana B, dividiram-se nas salas separadas para cada um dos procedimentos.

Para as 53 escolas de Belo Horizonte da jurisdição da SRE Metropolitana C foram distribuídas 785 vagas para ASB, e os candidatos tinham acesso a todas elas por meio de uma planilha, exposta externa e internamente, que era atualizada constantemente para informar as vagas extintas à medida que eram preenchidas.

Jaqueline Lessa foi classificada em 80º lugar e conseguiu a vaga onde queria: Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, no Bairro Tupi, onde trabalha há 21 anos. Ela conta que, neste ano, o processo de designação presencial foi mais ágil. “Cheguei às 9h e não demorou muito para me chamar. Não esperava que fosse ser tão rápido e tão tranquilo, sem tumultos, apesar da grande quantidade de gente que aguarda lá fora”, disse a ASB.

Não foi diferente para Maria Emília Cordeiro, que foi a 189ª classificada e, pouco depois das 10h, já estava com o QI assinado para trabalhar na Escola Estadual Padre João de Mattos Almeida, no bairro Serrano, sua primeira das três opções. “Fiquei feliz por ter conseguido porque trabalho lá desde que a escola surgiu, há cerca de 24 anos. Também achei que a designação este ano foi mais rápida e com mais gente para atender, sem esperar demais”, disse Maria Emília.

Maria Emília Cordeiro conseguiu a vaga que tinha como primeira opção: ela será ASB na Escola Estadual Padre João de Mattos Almeira, no bairro Serrano, em Belo Horizonte. Foto: Franciele Xavier (SEE/MG)

O diretor da Escola Estadual Ari da Franca, Igor de Alvarenga, participa do processo de chamada inicial da designação presencial em escolas, polos e micropolos desde 2015 e acredita que a experiência dos anos anteriores ajuda a aprimorar cada vez mais o atendimento aos candidatos. “Tivemos muitas reuniões para tentar otimizar da melhor maneira possível a forma como receber esses candidatos. Prezamos por um acolhimento humanizado, com equipes grandes, locais confortáveis para aguardar, café e biscoitos para agradar, tudo pensado para tornar o processo ágil, transparente, democrático e com a atenção que os candidatos merecem”, explicou o diretor.

Para as SRE Metropolitanas A, B e C, são aproximadamente 5.900 vagas para a designação de ASB. Já para todo o Estado são cerca de 29 mil. A partir do dia 28 de janeiro terá início a primeira chamada da designação presencial para Professor de Educação Básica (PEB) regentes de aulas nas metropolitanas A, B e C.

As datas, locais e horários das designações foram definidos pelas regionais e poderão ser realizadas em polos, micropolos ou diretamente nas escolas. Os cronogramas podem ser acessados nos sites das regionais, nas sedes das SRE, nas escolas estaduais ou por outros meios definidos por elas. A divulgação dos editais é feito também pelo site http://controlequadropessoal.educacao.mg.gov.br/divulgacao. A chamada inicial para designação presencial será feita a partir da classificação dos candidatos pré-inscritos na primeira etapa do processo de designação, definida de acordo com os critérios de prioridade descritos na Resolução SEE Nº 3995/2018. A classificação está disponível no site http://www.designaeducacao.mg.gov.br/ desde 4 de dezembro de 2018.

Candidatos aguardam a chamada para os procedimentos de escolha das vagas; Apesar de grande quantidade de pessoas, atendimento foi ágil e todos foram bem acolhidos. Foto: Franciele Xavier (SEE/MG)