Documentos foram elaborados por consultores da Unesco

Estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE) os relatórios sobre a política da Educação Integral em Minas Gerais produzidos por consultores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A Ação faz parte do Programa de documentação e desenvolvimento (Prodoc).

No relatório da Política Integral das escolas POLEM é possível encontrar um diagnóstico do que é a Educação Integral no Estado, uma proposta de implantação e fortalecimento da política e uma proposta de currículo integrado e de avaliação. Já no relatório de Proteção Social, os consultores apresentam um diagnóstico da participação social nas escolas estaduais, o que poderá auxiliar na construção de um sistema e de uma rede proteção social. Além disso, está disponível o relatório sobre a construção da proposta pedagógica na perspectiva da Educação Integral para os Maxacalis .

“É importante disponibilizar esses documentos para que pesquisadores na área da Educação Integral e do terceiro setor tenham acesso ao que Minas Gerais oferta, as dificuldades que o estado atravessa e suas possibilidades”, destaca a coordenadora da Educação Integral e Integrada da SEE, Cecília Resende.

Também será disponibilizado um relatório sobre elaboração do Projeto Político Pedagógico.

Confira os documentos:

Consultor: Raphael Rodrigues

Produto 2: Plano Estratégico de expansão do atendimento educacional concluído da Escola Estadual Indígena Capitãozinho Maxakali

Consultor: Raphael Rodrigues

Produto 3: Projeto Político Pedagógico concluído da Escola Estadual Indígena Capitãozinho Maxakali

Consultora: Vanessa Lorena Anastácio

Produto 2: Plano estratégico concluído de expansão do atendimento educacional da Escola Estadual Indígena Izabel da Silva Maxakali

Consultora: Vanessa Lorena Anastácio

Produto 3: Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Izabel da Silva Maxakali

Produto 4. Proposta formativa e Materiais formativos para o Magistério Maxakali

Consultora: Gianne Cristina dos Reis

Produto 2: Documento contendo as metodologias levantadas e desenvolvidas para o incentivo, fortalecimento e a efetivação das instâncias participativas da comunidade escolar e do entorno, levando em consideração os Conselhos Escolares (Colegiados); Assembleias Escolares (Assembleia de Turma, Docente e Escolar); as formas de participação e de diálogo com as famílias e a comunidade do entorno (reuniões, Fórum Escolar e Fórum de Família); e as instâncias de participação estudantil e juvenil como os grêmios e os coletivos juvenis.

Consultora: Gianne Cristina dos Reis

Produto 3: Documento contendo metodologias de elaboração e execução de ação coletiva que envolva toda a comunidade escolar.