Inscrições das instituições podem ser feitas até o dia 18 de março. Já alunos-atletas devem se inscrever no período de 19 a 27 do mesmo mês

As inscrições para a edição 2020 dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) já começaram e vão até o dia 18 de março. Dirigentes de instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos, poderão fazer a inscrição na competição e indicar as modalidades coletivas, individuais e paralímpicas a serem disputadas. Já o período de inscrições dos estudantes-atletas das modalidades coletivas, individuais e paralímpicas vai de 19 a 27 de março.

A competição esportiva e educacional é realizada pelo quarto ano consecutivo pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). O congresso técnico do JEBH 2020 será em 24 de março, às 14h, no Auditório JK, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1212, Centro).

O link para as inscrições das modalidades coletivas e os formulários para as individuais e paralímpicas estão disponíveis no site da PBH, assim como o regulamento da competição e demais informações sobre os jogos.

A cerimônia de abertura do JEBH 2020 será em 28 de março, a partir das 9h, no ginásio do Mackenzie que fica rua Congonhas, nº 420, no bairro Santo Antônio. O início dos jogos está marcado para 1º de abril.

Foto: Divulgação PBH

Em 2019, participaram dos jogos mais de 3 mil estudantes-atletas de 120 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos. As disputas ocorreram de 6 de maio a 18 de junho.

Módulos

O JEBH é disputado em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos.

As modalidades dos jogos são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há ainda as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais, o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte