Rejane Cassiano é autora do projeto pedagógico “Celular na mão, uma escola para contar”. Foto: Arquivo pessoal

A professora da rede estadual de ensino de Minas Gerais, Rejane Cassiano Vieira Meneses, participa do Prêmio Professor Transformador e foi selecionada para a segunda fase. O Prêmio é promovido pela Base2edu em parceria com o congresso de educação básica da América Latina, o Bett Brasil Educar

A iniciativa busca reconhecer propostas inovadoras de professores de todo o país que tenham como ação a reestruturação das salas de aula em ambientes criativos, além de promover o compartilhamento de práticas educacionais e o aprendizado em rede para estimular a transformação na educação brasileira.

Rejane é autora do projeto pedagógico “Celular na mão, uma escola para contar”, desenvolvido em parceria com os alunos da disciplina de Estágio Supervisionado do Curso Normal em nível médio realizado nas escolas estaduais em Contagem e voltado para alunos do ensino médio. “O objetivo é que os estudantes possam apropriar de forma significativa das tecnologias digitais, entendendo-as como ferramentas pedagógicas, e sua aplicabilidade no processo de aprendizagem”, afirmou a professora.

Segundo a educadora, utilizando o celular, os alunos registram por meio de fotos, textos e vídeos as práticas culturais, as iniciativas artísticas e os programas realizados dentro da unidade de ensino para que os registros possam chegar ao conhecimento da comunidade escolar. “Trabalhamos muito com as temáticas literárias. Montamos um grupo e gravamos vários podcasts contando histórias, fotografamos atividades escolares e divulgamos para a comunidade”, contou.

O projeto da professora está entre os 350 selecionados e está classificado para a segunda etapa da 1ª Edição do Prêmio Professor Transformador, que recebeu mais de 1.000 inscrições. “Estar entre os 350 classificados de uma premiação tão disputada é o máximo. Fiquei muito feliz porque, mesmo que eu não consiga ser finalista, sei que posso ser uma inspiração para outros profissionais. E aproveito para dizer que todos os alunos fazem parte desta conquista” declarou.

A premiação

Com a classificação para a segunda etapa do Prêmio, a professora vai receber o certificado e o selo Professor Transformador 2020, além de integrar uma vitrine e comunidade exclusiva para conexão com outros educadores. A previsão é que o resultado final seja divulgado no mês de abril. Saiba mais sobre o Prêmio Professor Transformador acessando o site https://base2edu.com/premiobett/


Espaço Escola

Conheça mais projetos de escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais acessando o link www.educacao.mg.gov.br/parceiro/espaco-escola.