A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Montes Claros realizou, nesta quinta-feira (22/8), a apresentação do Programa Gestão pela Aprendizagem para os gestores e educadores das escolas estaduais da jurisdição que ofertam o ensino médio regular.

O encontro reuniu cerca de 200 servidores, entre diretores, especialistas da educação básica e inspetores escolares, para que eles conhecessem mais sobre as principais ações do Programa, que foi anunciado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) no último dia 7 de agosto.

Uma das ações abordadas durante a apresentação é a metodologia “Jovem de Futuro”, que prevê assessoria técnica, formação, análises educacionais, instrumentos e tecnologias de apoio às metodologias pedagógicas nas escolas estaduais. A proposta principal é promover o acompanhamento e o apoio às unidades escolares para que haja condições de melhorar a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino médio. Neste primeiro momento, 115 escolas da SRE de Montes Claros serão contempladas com a metodologia Jovem de Futuro.

A diretora educacional da SRE de Montes Claros, Aline Luiza Rodrigues, fez uma avaliação positiva do evento. “A formação incluiu, além das explicações sobre as ações, dinâmicas de grupo para troca de experiências. Com isso, os diretores interagiram, conheceram trabalhos e vivências de outras escolas, e já saíram daqui pensando como a gestão com foco na aprendizagem pode mudar a realidade das instituições de ensino”, disse.

Gestão Pela Aprendizagem

O Programa Gestão pela Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais é a culminância de diversas ações de apoio à melhoria da gestão escolar e da fundamental aproximação entre as diretrizes da secretaria e a operação em cada uma das unidades escolares. As ações em cada instituição de ensino são elaboradas de acordo com o diagnóstico das especificidades de cada uma.

Para ler mais sobre o programa Gestão sobre Aprendizagem, leia aqui a matéria sobre o seu lançamento.