Reunião, que acontece em Brasília, é promovida pelo Consed e Undime

A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) está em um ano de implementação do Currículo Referência de Minas Gerais para a educação infantil e ensino fundamental e, também, de elaboração do currículo para o ensino médio. Em um momento tão importante para a educação mineira, representantes da SEE participam de um encontro da “Frente de Trabalho Consed/Undime: Formação continuada para os novos currículos”, que está sendo realizado em Brasília nesta sexta-feira (12/7).

O objetivo do evento é promover discussões técnicas entre as equipes estaduais sobre os principais desafios da formação continuada e disseminar boas-práticas e evidências que podem ajudar no atual momento da implementação dos currículos. O encontro conta com a participação dos coordenadores estaduais e dos analistas de gestão.

Encontro teve início ontem (11/7) e termina hoje (12/7). Foto: Divulgação SEE

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, Geniana Guimarães, participa da agenda e fala da importância da iniciativa. “É um momento de troca de experiências. De avaliar o nosso percurso, pensar em uma formação de qualidade que esteja vinculada a uma organização da rede, de maneira que todos os professores tenham a possibilidade de participar de forma efetiva”, destacou.

A gestora também ressaltou a importância do trabalho em parceria com os municípios. “Esse encontro também nos faz refletir sobre como estreitar ainda mais a comunicação com os municípios para que possamos atender, no processo de formação, os educadores das redes estadual e municipais”.

O encontro é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e tem como parceiros técnicos a Fundação Lemann, o Movimento Pela Base e o Movimento Colabora Educação.

Currículo Mineiro

O Currículo Referência de Minas Gerais é resultado de um ano de intenso trabalho em regime de colaboração entre a SEE/MG e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Seccional Minas Gerais (Undime-MG). Ele foi homologado no final do ano passado. O documento foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras. O ano de 2019 será de transição e dedicado à formação dos profissionais da educação e estudo do Currículo Referência. Já em 2020 ele estará efetivamente nas escolas.

Formação continuada

Entre os dias 1 e 3 de julho, a equipe da Superintendência de Avaliação da SEE/MG participou do 1º Encontro Internacional Sobre Avaliação Formativa e Digital. Promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento foi uma oportunidade para conhecer mais sobre novos processos e formas de aferir a aprendizagem, acompanhar as políticas de educação e saber sobre estratégias e instrumentos de avaliação mais criativos em diferentes suportes.

1º Encontro Internacional Sobre Avaliação Formativa e Digital foi promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED), Foto: Divulgação SEE