Cerca de 12 mil estudantes-atletas participam das disputas em sete cidades-sede

Tem início nesta segunda-feira (24/6) - e termina no sábado (29/6) - a etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg-2019). Cerca de 12 mil estudantes-atletas, em cinco modalidades esportivas, irão disputar uma vaga para a etapa estadual da competição, que será realizada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no período de 29 de julho a 3 de agosto. As disputas nesta fase regional ocorrerão no basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez.

Os municípios de Além Paraíba (Zona da Mata), Baependi/Caxambu (Sul), Governador Valadares (Vale do Aço), Pitangui (Centro), Três Marias (Norte) e Uberaba (Triângulo) já estão preparados para receber os jovens de 12 a 14 anos, no módulo I, e de 15 a 17 anos, no módulo II. Cerca de 1,3 mil jogos são esperados em um evento que reúne 743 escolas de 352 municípios do estado.

Participam da etapa regional do Jemg/2019 os estudantes das escolas inscritas nas sete cidades-sede, além das equipes vencedoras da etapa microrregional nas modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol) e os quatro primeiros estudantes-atletas colocados em cada módulo e naipe na modalidade de xadrez.

A etapa microrregional, que terminou no dia 1º de junho, contou com a participação de mais de 35 mil estudantes-atletas em 1.650 escolas e cerca de 6 mil jogos.

O Jemg é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução dos jogos é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). Em mais um recorde, o Jemg/2019 recebeu inscrições de 839 dos 853 municípios mineiros, o que representa mais de 98% de adesão das cidades à competição.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais indicam os representantes do estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares. O Jemg é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas de Minas Gerais, de forma educativa e democrática.

As tabelas com as programações e resultados dos jogos podem ser consultadas no site jogosescolares.esportes.mg.gov.br.

Foto de capa:  Tiago Ciccarini

Fonte: Agência Minas Gerais 

Enviar para impressão