Registro de um dos aulões promovidos pela SEE em 2018. Foto: Arquivo/SEE

Com o objetivo de reforçar a preparação dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual para as provas do Enem, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) promove no próximo sábado (18/05) o primeiro aulão do ano. Participarão da ação as escolas vinculadas às Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C.

A ação é realizada em parceria com o Centro Universitário Una, que cedeu seus profissionais e o campus Barro Preto, e com o Chromos Preparatório, que também vai disponibilizar professores para as aulas. Dentro do conteúdo a ser repassado aos estudantes neste primeiro aulão estão “Orientações Gerais sobreo Enem”, “Financiamento, Pro-Uni, Fies e Sisu”, “Dicas de Redação” e “Ciências Naturais nas Especificidades da Física”.

As aulas acontecem das 8h às 12h30 e as inscrições, que se limitam a 400 alunos, podem ser feitas gratuitamente pelo Sympla a partir desta quinta-feira (8/5) até o dia 17 de maio. “É importante que somente se inscrevam aqueles alunos que realmente poderão comparecer para não retirar de outro colega a chance de participar do aulão”, explica a analista educacional da diretoria de Ensino Médio da SEE, Gizele Rodrigues.

Esse é o primeiro dos quatro aulões que acontecerão no decorrer do ano e cada um deles tem conteúdos independentes, embora todos sejam ligados a temas importantes questionados no Enem. Os alunos inscritos participam de todas as aulas, pois são distribuídos em salas pelas quais todos os professores passam. É importante que o estudante apresente o comprovante de inscrição impresso para que a equipe da SEE e dos parceiros envolvidos possam registrar as presenças.

Ações em Juiz de Fora e Uberlândia

As atividades de preparação para o Enem são incentivadas pela SEE em todas as escolas estaduais por meio da atuação das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e são inúmeras as unidades escolares que incentivam seus estudantes a reforçarem seus estudos para realizar as provas do exame.

Uma delas é a Escola Estadual Presidente João Pinheiro, em Santos Dumont, vinculada à SRE Juiz de Fora, que só neste ano já promoveu três aulões e o próximo está marcado também para o dia 18 de maio. As aulas coletivas são realizadas tanto pelos professores da instituição quanto por profissionais do curso preparatório Fato, parceiro da escola que oferece gratuitamente um aulão por mês e dois simulados por ano.

Além disso, como explica a diretora Sheila Piotto Couto Silveira, há outras iniciativas da escola para estimular os alunos a estudarem para o Enem. “Fazemos uma vez por mês a ‘Prova do Livro’, em que os professores têm como base clássicos literários para elaborarem as perguntas relativas às suas disciplinas. As obras utilizadas são, principalmente, aquelas cobrados no Enem e no Pisme, que é o vestibular seriado da Universidade Federal de Juiz de Fora”, explica Sheila.

Durante a época de inscrições do Enem e do Pisme, o grêmio estudantil da Presidente João Pinheiro passa de sala em sala para mobilizar os alunos e a direção da escola faz os encaminhamentos para a isenção de pagamento de taxa e posterior inscrição.

As ações são ofertadas a todas as 27 turmas de ensino médio regular e Educação para Jovens e Adultos (EJA), que totalizam 868 alunos atendidos nos três turnos da escola. “Nosso índice de aprovação no Enem e nos vestibulares é de 70%, o que é um ótimo resultado. Ficamos felizes com esse retorno e por isso há quatro anos desenvolvemos as atividades de preparação para as provas do Prisme e do Enem”, afirma a diretora.

Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a Escola Estadual Messias Pedreiro também já tem o próximo aulão do Enem marcado: no dia 25 de maio os cerca de dois mil alunos da instituição de ensino que oferta apenas o ensino médio estão convidados para a aula coletiva de matemática. No dia 29 de junho terá o aulão de física, biologia e química.

No entanto, não é preciso esperar até lá para intensificar os estudos para o Enem. Faz parte da rotina da escola oferecer as aulas de reforço no contra turno ou em horários extras para os alunos que vão realizar as provas do exame. “Essas aulas acontecem principalmente nas áreas de português, matemática, química, física e biologia. E também temos parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que disponibiliza bolsistas que trabalham na escola como treinadores dos alunos para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática, Física, Química e Astronomia, o que também ajuda muito na preparação para as provas do Enem”, explica a diretora Miriam Antônia dos Santos.

Enem 2019

As inscrições para o Enem 2019 estão abertas e se encerram no dia 17 de maio. O prazo para pagamento da taxa de inscrição, se for o caso, termina no dia 23 de maio. As provas de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e Redação serão aplicadas no dia 3 de novembro. Já as provas de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e “Matemática e suas Tecnologias” serão realizadas no dia 10 de novembro. O gabarito será divulgado no dia 13 de novembro e a previsão é de que, a partir de janeiro de 2020, saia o resultado.

Alunos reunidos depois de um dos aulões promovidos pela SEE em 2018. Foto: Arquivo/SEE

Enviar para impressão