Iniciativa da Câmara dos Deputados recebe inscrições até 30 de junho

Já teve alguma ideia que pudesse resolver problemas do País e melhorar a vida das pessoas? Já pensou em viajar até Brasília e discutir sua proposta, como um deputado federal? Se você respondeu “sim” a essas perguntas, chegou a hora de transformar esse pensamento em realidade. Para isso, basta enviar uma proposta de lei para o Câmara Mirim 2019 e aguardar, enquanto uma equipe de consultores avalia e seleciona as três melhores propostas. Os autores das melhores propostas irão para Brasília-DF, com tudo pago, para defender seu projeto de lei na Câmara dos Deputados.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, no o link de inscrição on-line. Podem participar estudantes regularmente matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas ou particulares de todo o Brasil.

O projeto de lei deverá abordar um dos seguintes temas: Educação /Cultura, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Transporte, Esporte, Proteção à Infância, Trabalho e emprego, Direitos Humanos e Ciência e Tecnologia.

Nos dias 24 e 25 de outubro, cerca de 250 alunos virão à Câmara dos Deputados, em Brasília, para conhecer, na prática, partes fundamentais da atividade parlamentar: o debate respeitoso de ideias e a votação dos três projetos de lei selecionados. No primeiro dia, os estudantes se reúnem em plenários de comissão para analisar sugestões de melhorias feitas ao texto original. No segundo dia, o resultado das discussões será votado no Plenário da Câmara.

Outras informações no regulamento do Câmara Mirim.

Câmara Mirim

Promovido desde 2006 pelo Plenarinho, o portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados, o Câmara Mirim tem como objetivo conscientizar estudantes do 5º ao 9º ano sobre o trabalho parlamentar, ressaltando a importância, no Parlamento, do diálogo e do respeito às ideias contrárias. O programa ainda contribui para o desenvolvimento do espírito crítico das crianças, por meio da observação de problemas do dia-a-dia e da busca por soluções.

Fonte: plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados