Profissionais da Educação aprovados nesta etapa poderão se inscrever para processo seletivo por meio de metodologia baseada em competências

O programa Transforma Minas avança para uma nova fase e expande o processo de seleção para posições de liderança por todo o estado. A partir desta quinta-feira (21), tem início a etapa de certificação para profissionais da Educação Pública estadual interessados em ocupar cargo de Superintendente Regional de Ensino. Após essa etapa, os aprovados poderão concorrer a uma das 47 vagas oferecidas pelo Governo de Minas. O processo seletivo será feito por meio de uma avaliação com metodologia baseada em competências.

A exemplo das primeiras vagas oferecidas pelo Transforma Minas, as inscrições e o acompanhamento do processo seletivo são totalmente online, por meio do site transformaminas.mg.gov.br. Os candidatos terão acesso ao formulário de cadastramento para o processo de certificação, assim como aos requisitos exigidos e as demais etapas de avaliação até a nomeação dos futuros titulares das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Podem participar servidores da Educação estadual ativos e inativos que preencham os requisitos da função, detalhados no site do Transforma Minas.

A certificação é uma exigência da legislação mineira e só os profissionais aprovados poderão concorrer ao cargo de Superintendente Regional de Ensino. Na fase seguinte, os profissionais certificados que quiserem participar do processo seletivo poderão indicar interesse em até duas Superintendências do interior do Estado ou em três SREs metropolitanas.

Ao longo de todo o período da seleção, os profissionais passam por análise de currículo e de antecedentes, avaliação preliminar de conhecimento e de aderência aos desafios educacionais de Minas - os aprovados na certificação também serão submetidos à entrevista por mapeamento de competências. Esse processo resultará em uma lista de profissionais aptos a serem selecionados para ocupar o cargo de Superintendente Regional de Ensino, e a previsão é de que o governo escolha e nomeie os 47 titulares dessas posições até o final de maio.

“Há muitos talentos nas Superintendências Regionais, que já ocuparam ou ocupam cargos de direção. Com a adoção deste processo em duas etapas, com certificação e posterior seleção por competências, temos convicção de que teremos um corpo de lideranças muito qualificado e conhecedor dos desafios e da realidade da Educação em cada região do Estado, o que resultará em um significativo salto de qualidade para o ensino de Minas Gerais.”, diz a secretária de Educação, Julia Sant’Anna.

Sobre o Transforma Minas

Lançado em 8 de março, o Transforma Minas – Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competências é um inovador programa de atração, seleção, desempenho e desenvolvimento de profissionais para posições da alta administração pública, inspirado em bem-sucedidos modelos e práticas internacionais de gestão de pessoas no setor público.

Ao longo de 2019, o Governo de Minas prevê selecionar profissionais para posições de chefia, direção e assessoramento na administração direta, envolvendo tanto cargos estratégicos quanto vagas regionais, em diversas áreas da gestão pública.