Em visita a Montes Claros, Julia Sant’Anna anunciou recursos para obras emergenciais em duas escolas e se reuniu com a direção da Unimontes

Cumprindo o compromisso do atual governo de estar mais próximo das pessoas, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, esteve em Montes Claros (Norte de Minas), nesta quarta-feira, onde visitou escolas, conversou com diretores da rede estadual de ensino e servidores da Superintendência Regional de Ensino, sobre os desafios e metas para a Educação. A secretária também se reuniu com a direção da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A visita a Montes Claros é a primeira de uma série de encontros que Julia Sant’Anna planeja fazer no decorrer dos próximos meses, em várias regiões do estado. “A proximidade é a marca da nossa gestão. É fundamental conhecer os problemas de cada regional para melhorar todo o sistema e garantir um ensino de qualidade aos nossos alunos”, afirmou a secretária.

Secretária visitou as escolas estaduais Delfino Magalhães e Dr. Antônio Augusto Veloso, em Montes Claros. Foto: Bianca Giannini

Apesar das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e as limitações orçamentárias, a Secretaria de Educação anunciou a liberação de recursos para obras emergenciais nas escolas estaduais Delfino Magalhães e Dr. Antônio Augusto Veloso, em Montes Claros. As duas escolas contam com mais de 1,3 mil alunos, distribuídos nos três turnos, entre ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Há um grande esforço de nossa parte para sanar os problemas de infraestrutura nas escolas. A limitação de recursos é grande, mas este governo vem fazendo alguns milagres. A gente já conseguiu comemorar com os diretores, por exemplo, a regularidade no fluxo de algumas despesas como a da merenda escolar. Houve um período em que ela foi interrompida na execução estadual. Mas isso já resolvemos”, explicou a secretária.

A diretora da Escola Estadual Dr. Antônio Augusto Veloso, Mirtes Fiel Rodrigues, comemorou a visita da secretária de Educação e a liberação dos recursos para a construção do muro de arrimo na escola. “Trabalho nesta escola há 28 anos e é a primeira vez que a gente recebe um secretário de Estado. É muito importante termos essa oportunidade de mostrar a nossa realidade. Toda a comunidade escolar ficou muito feliz com essa visita e o anúncio do nosso esperado muro”, afirmou a diretora.

Unimontes
Na Unimontes a secretária de Educação, Julia Sant’Anna, participou de reunião técnica com os integrantes da Gestão Superior da Universidade, ao lado do reitor Antônio Alvimar Souza e da vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu.

ntegrantes da Gestão Superior da Universidade participaram do encontro no Salão dos Conselhos. Foto: Divulgação Unimontes

A Secretaria de Educação e a Unimontes pretendem desenvolver ações estratégicas em conjunto para a melhoria do sistema educacional. Uma das primeiras ações será voltada à formação continuada de professores da rede estadual da educação básica com apoio da universidade. “É essencial que tenhamos educação pública de boa qualidade. Precisamos de ações que garantam a melhoria do Ideb dos municípios”, disse a secretária.

Encontro com diretores
Fechando a agenda em Montes Claros, Julia Sant’Anna se encontrou com diretores das escolas e servidores da área de abrangência da Superintendência Regional de Ensino Montes Claros, que reúne 30 municípios. A reunião aconteceu no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro.

Reunião com diretores e servidores da SRE Montes Claros. Foto: Bianca Giannini

A secretária falou aos diretores sobre as linhas gerais da atual gestão e os esforços que estão sendo feitos para atingir o principal objetivo, que é melhorar o nível de aprendizagem dos alunos. Os diretores puderam fazer perguntas, dar sugestões e expor os principais problemas enfrentados.

“Foi um encontro muito produtivo. Tivemos oportunidade de falar dos nossos anseios, das nossas necessidades e de também ouvir sobre o trabalho dela na secretaria. Deu para perceber que a Julia é muito acessível, conhece a realidade e tem as mesmas frustrações que nós temos”, disse Graziela Bonfim Andrande, diretora da Escola Estadual Francisco Andrade, no município de Patis, ao fim da reunião.

- Secretária de Educação visita Unimontes e discute parcerias – em destaque potencialidades da instituição